terça-feira, 26 de junho de 2007

D de democracia e C de Crocodilo


Por várias razões, não me quero alongar muito no comentário ao último Conselho Nacional do PSD. A primeira razão para não o fazer é a de que não estive lá e, como tal, tudo o que sei foi o que li nos jornais. Mas não posso deixar de dizer que foi mais um tiro nos pés de Marques Mendes e da sua equipa. Aliás, sobre este assunto fala, e muito bem, o dr.Luis Cirilo, no seu blogue.

Parece-me que desta vez todos os artigos de jornais e todos as análises de quem esteve no Conselho Nacional estão de acordo. Todos sabemos o que lá se passou.

Hoje, quero falar brevemente do estado do PSD.

A situação no PSD é séria e grave. Eu ponho a hipótese de, num futuro próximo, o Partido acabar ou de se formarem novos partidos. Admito a possibilidade de entregar o meu cartão de militante e julgo que milhares de militantes pensam como eu.

O PSD deixou de ser um partido pluralista e democrático. Em comentários deixados por anónimos no POLITICOPATA, isso é bem visível. Eu não sou uma pessoa má, por natureza. Pelo contrário. Quando vou ao Politicopata, fico triste e desiludido com pessoas que perdem tempo a perseguir outras. Hoje, no PSD, vivemos num clima de PERSEGUIÇÃO POLÍTICA, INTIMIDAÇÃO E CENSURA.

Também não queria perder muito tempo a falar sobre uma pessoa que não se apresenta ninguém sabe o que faz, diz uma mão cheia de tolices e disparates cada vez que escreve, num jeito ordinário, sem valores e escrúpulos alguns. Até porque se, numa situação normal, me aparecesse uma pessoa a dizer que é um crocodilo, eu pensaria que essa pessoa tinha problemas, com certeza. Portanto, é dessa forma que temos de lidar com ele: uma pessoa que não produz nada de útil para o País, que passa o dia sentado a escrever umas ordinarices ou a perseguir pessoas. É estranho, porque não compreendo como é que uma pessoa que faz isto sustenta a sua vida...

Mas o blogue do Politicopata é um exemplo claro do PSD que temos. As escolhas de Marcelo também mostram bem o tipo de gente que se apoderou há 2 anos do Partido. É um PSD à imagem do líder: É UM PARTIDO PEQUENO.

A Censura, a Perseguição política e a intimidação levadas a cabo por várias pessoas, militantes do PSD, mostram bem que o PSD perdeu, nestes 2 anos, muito tempo com o que não lhe interessava, com o que não era útil. O PSD, hoje, é tudo menos um partido democrático. E há que repôr, nele, a democracia, o pluralismo e, acima de tudo, a grandeza que o levou às vitórias do passado.

3 comentários:

Anónimo disse...

entao mas tavas a dizer q nao ias falar do CN e so falas do CN e do Politicopata? tu n andas bem, nem tu nem a tua mae

Anónimo disse...

o prob do psd nao é so o politicopata nem é so a falta de coragem dos seus lideres. o problema sao os clones de marques mendes e de "pessoas" como o politicopata. ha crocodilos a mais no psd e talvez ate seja isso q faz com que o partido esteja neste estado.

eu vi por alto umas coisas que disseste e acho que nao sao tao poucos como tu pensas. sao os suficientes para estarem constante/ a substituirem-se uns aos outros, a mandar as culpas para os outros, para se porem atraz uns dos outros.

agora acho que o que falta, é gente capaz de nao se intimidar por eles e isso tem acontecido pouco. eles sempre quiseram o partido e estam todos com o seu tacho.

eu trabalho na camara de oeiras e isso ve-se bem. eles estam completa/ agarrados ao tacho e n deixam q se faca nada. politicopatas ha muitos em oeiras.

eu acho q o psd pode voltar a unir-se na volta de um novo lider e a minha lider de eleicao seria a manuela ferreira leite. o lf meneses podia ir pa camara do porto e o santana regressava a lisboa. precisamos de alguem q de um murro na mesa que, faca uma revolucao interna - que entre porta adentro da sede nacional e faca uma revolucao no psd.

o povão quer é q se tira as pessoas coladas à cadeira à forca, com populismo a mistura. talvez fosse util que o meneses conversasse com o antonio borges e com o santana lopes antes das eleicoes em lisboa e em conjunto vissem uma solucao de futuro para o psd e com a forca destes tres seria uma solucao de futuro para o pais.

o psd precisa de gente competente: de isaltinos, de santanas, mas tambem de meneses, ferreira leite, o proprio durao barroso, morais sarmento, antonio borges. tem de ser todos juntos e abafam estes anormais que fazem a vida dos oeirenses (como eu) num autentico inferno.

eu n sou militante do psd, sou só funcionario da cmo mas tenho a certeza q o psd so se indireita em 2 anos se for num "pacto de vontades" entre as pessoas que eu disse ha bocado.

Luis Cirilo disse...

Caro António:concordando genéricamente com o que diz,e que infelizmente corresponde hojE ao que é a realidade do PSD,tenho contudo uma discordância de si.
Nunca sairei do PSD.
MIlito no partido desde 1975 e já passei por muitas fases más,de desânimo e descrença,a que se sucederam periodos de grande fulgor e enormes vitórias.
Você ainda nao era nascido,mas a sua Mãe recorda-se bem desse tempo,quando o partido era dirigido por adversários de Sá Carneiro em 1977/1978 e depois o nosso fundador reconquistou a liderança e seguiram-se as vitórias da AD.Ou nos tempos de Mota Pinto e do Bloco Central em que uma alinaça contra natura com o PS trazia os militantes desiludidos e descontentes e chegou Cavaco e um enorme ciclo de vitórias.
O nosso partido tem essa capacidade unica de se regenerar,de ir ao desânimo buscar forças e partir para novas conquistas.
Desculpar-me-á o que lhe vou dizer,embora compreenda bem,mas esses ciclos de vitórias chegam sempre com lideres oriundos de outros pontos do país e fora do politicamente correcto de Lisboa.
Sá Carneiro do Porto e Cavaco Silva do Algarve.
Não há dois sem três...