terça-feira, 12 de junho de 2007

Para onde vais tu, Lisboa?


As eleições intercalares para a Câmara de Lisboa estão cada vez mais perto. Tem sido notícia que há muitos candidatos e que Lisboa só tem a ganhar com estas eleições, embora eu achar que quando a quantidade não está aliada à qualidade, esse fenómeno pode ser perigoso e até trazer mais instabilidade para a capital do país.
É verdade que sou militante do PPD/PSD, mas admito que as coisas não estão fáceis para o candidato que o partido apresenta a Lisboa. Além disso, voto em Oeiras, pelo que a posição em relação a Lisboa não é mais do que isso mesmo: uma posição.
Passemos, então, à análise dos principais candidatos:



1 - António Costa

Surge em primeiro nas sondagens, com bastante vastagem sobre os restantes. Contudo, Lisboa vive hoje com uma questão muito complicada: a do novo aeroporto. Eu acho que esta é uma decisão tão importante que devia estar fora do jogo político. Sou contra a Ota e contra a Margem Sul. Eu acho que Lisboa devia manter a Portela e fazer um novo aeroporto. Talvez, no Montijo. Mas eu sou a favor da Portela + 1. Penso que qualquer candidato à Câmara de Lisboa devia ser a favor da Portela, pese, embora, os estudos digam o contrário. Fazer uma aeroporto na Ota ou na Margem Sul é uma irresponsabilidade. Por exemplo, não admito a hipótese de se construir um aeroporto na margem sul sem que se faça uma nova ponte sobre o Tejo. Mas falaremos disso noutra altura. Quando ao candidato que até tem o meu nome, digo que não teria o meu voto, dada a importância que tem para Lisboa a questão de um novo aeroporto.




2 - António Pedro Carmona Rodrigues

O segundo classificado é Carmona Rodrigues. Eu sou da opinião que os mandatos são para ser levados até ao fim. Defendi essa tese na altura em que o governo de Santana Lopes caiu, na altura da dissolução da Assembleia da República. Portanto, independentemente de ser um candidato que agora não tem o apoio dos líderes do Partido, parece-me que ser coerente é querer a continuidade de António Carmona Rodrigues. Não é ao PSD que cabe a função de julgar as pessoas e é uma injustiça o que foi feito pelo Marques Mendes e pela Paula Teixeira da Cruz. Acabou o Túnel, assumindo um projecto de continuidade do que havia sido proposto por Santana Lopes, apesar dos líderes do PSD não o quererem dizer. Carmona seria, portanto, uma boa hipótese para um voto sério, coerente e responsável.


3 - Helena Roseta


Helena Roseta é um tipo de pessoa que não compreendo. Apesar de não conhecer bem o seu percurso político, penso que as mudanças partidárias não lhe favorecem. Penso que se candidata mais contra José Sócrates do que por Lisboa. É verdade que a sua campanha tem sido popular e que o facto de ser, agora, independente, também ajuda. No fundo, votar em Helena Roseta é um voto alternativo. Contra Marques Mendes, contra o mandato anterior do PSD, contra José Sócrates, etc...Talvez seja por isso que aparece em 3ºlugar e prespectiva-se um bom resultado.



4 - Fernando Negrão


É o candidato do PSD à Câmara. Não lhe reconheço uma ideia para Lisboa, sem ser aquelas ideias construídas à ultima da hora para se poder ganhar uns votos. É completamente desconhecido dos lisboetas. Os lisboetas pagaram bem caro o facto de não conhecerem o candidato que o PSD apresentou nas últimas eleições. Agora, parece-me que mais do que não votar Negrão, os lisboetas querem votar contra Marques Mendes. E uma não-vitória em Lisboa leva à demissão imediata de Marques Mendes, pelo que os lisboetas não vão votar no PSD para mostrarem o seu descontentamento face ao comportamento do líder do Partido. Quem paga, infelizmente, é quem dá a cara nos momentos difíceis, dado que tanto Paula Teixeira da Cruz como Marques Mendes tiveram medo de ir a votos...


5 - Ruben Carvalho

Eu nunca votaria num candidato comunista. Não compreendo o que é o PC hoje em dia. Afinal agora são capitalistas? Não compreendo a existência de um partido como este, nos dias que correm. Ainda existe comunismo? Então porque é que existe um Partido Comunista? Defende o quê? Enfim, só por isso nunca votaria no Ruben Carvalho, além de não concordar com que o mesmo disse em relação ao trabalho de Santana Lopes, posição com a qual não concordo minimamente.


6 - José Sá Fernandes

Eu não da opinião do Dias Ferreira. Para mim, o Zé que faz falta é o Zé Travassos. Quem boicotou, claramente, o projecto que o Sporting tinha nos terrenos situados ao lado do Estádio, prejudicando o Sporting, não pode, nunca, ter o meu voto, nem o voto de nenhum sportinguista. Quem prejudica não faz, nem pode fazer nunca, falta.


7 -Telmo Correia

Um bom candidato para tentar um melhor resultado para o CDS/PP. Sério, conhecido, popular e sem medo de dar a cara. Conhecemos as suas opiniões e vai contar com a ajuda de Paulo Portas. Não teria o meu voto, simplesmente, porque já não é candidato para ganhar, mas candidato para ter um bom resultado e dadas as circunstâncias é preciso, urgente mesmo, decidir entre os 5 primeiros. Todos os outros votos são votos úteis, mas vão decidir pouco quando ao futuro de Lisboa, sobretudo, os próximos 2 anos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Parece que o Negrão já está claramente em segundo pá!

Anónimo disse...

Logo que a crise na câmara de Lisboa, se começou a acentuar, ouvi o Dr. José Dias Ferreira, defender no programa "Dia Seguinte" na Sic Notícias, que caso os futuros candidatos à Câmara de Lisboa, não dissessem publicamente qual a sua posição face aos terrenos do SCP, que foram vendidos, num processo vergonhoso que se arrasta desde há 11 anos , tanto quanto julgo saber e cujo historial já publicado, demonstra a justeza das posições do nosso Sporting.

Sugeria o Dr. Dias Ferreira, que os sportinguistas de algum modo conhecedores do meandros do processo e que achassem que o Sporting não tinha razão viessem à praça pública, dizer de sua justiça.

Ninguém veio a terreiro esclarecer fosse o que fosse. Os candidatos cabeças de lista em competição, também acharam, que o Sporting Clube de Portugal e os seus adeptos, em especial os moradores na cidade de Lisboa, não seriam merecedores duma explicação.

Penso que chegou a altura de lhes mostrar o nosso desagrado, pelo desrespeito a que votaram o nosso clube, não comparecendo às eleições intercalares no próximo dia 15 de Julho.

Por certo que noutras situações o procedimento não é idêntico, basta que nos lembremos da rapidez com que outros conseguiram construir um estádio novo, não sendo necessário plantar nada verde, provavelmente em menos tempo, que qualquer um de nós demoraria a obter autorização para fechar uma varanda.

É tempo de dizer basta.
http://filanove.blogspot.com/