terça-feira, 23 de setembro de 2008

Antevisão do Benfica - Sporting


Não vou estar cá a partir de quinta-feira, pelo que faço hoje o primeiro comentário sobre o Benfica - Sporting, do próximo sábado.
Comecemos pelo Benfica. Como no ano passado, há dois anos, três, quatro, cinco e por aí fora, o Benfica fez uma revolução no plantel. Apostou forte no reforço do plantel e foi buscar um treinador com qualidade. Contudo, perdeu Rodriguez, Petit e Rui Costa, que eram os grandes nomes do meio-campo do ano passado.
O Benfica que o Sporting vai defrontar é frágil defensivamente, mas eficaz no ataque. Por isso, Quim terá um papel essencial no resultado do jogo de sábado, já que a verdade é que, se por algumas vezes tem salvo o Benfica de autênticas humilhações públicas, por outras vezes tem comprometido, sobretudo nos lances de bola parada e em cruzamentos.
Além do mais, importa referir que o Sporting irá deparar-se com uma equipa em construção, que ficou com o seu orgulho manchado no ano passado em Alvalade, após aquela fantástica segunda parte em que o Sporting fez cinco golos.
Quanto ao Sporting, a equipa tem ganho os seus jogos, mas o que é certo é que poderia estar, neste momento, a jogar melhor. Contudo, nota-se, na equipa do Sporting, uma vocação natural de vencer, que tem sido motivada pela determinação de Derlei e pelo acreditar de Postiga, além do possante Rochemback. Não me lembro de uma tão boa combinação de avançados e as duplas Postiga-Djaló e Derlei-Djaló têm tido um papel determinante nas vitórias que o Sporting tem alcançado.
Penso que o Sporting, para ganhar na Luz, terá de querer vencer mais do que o Benfica. Terá de disputar todas as bolas. Terá de empurrar o Benfica para trás e de marcar bem as peças-chave do ataque encarnado. Terá de ter a bola e de a fazer circular, para enervar aquele meio-campo com Carlos Martins, Yebda e Amorim. Terá de estar concentrado 90 minutos. E, se seguir à risca esta receita, não terá grandes dificuldades em juntar mais três pontos.
Espero que seja um derby intenso, disputado taco a taco e que o árbitro não se deixe ir na conversa de alguns dirigentes. Fica aqui registado o meu desejo de que Vukcevic faça alguns minutos e marque um golo. Assim ajudará verdadeiramente a equipa e responderá às afirmações pouco profissionais dos jogadores do Benfica.
O Benfica parte com a vantagem de ter sido a equipa que está pior. Porque, normalmente, é quem está pior que ganha estes jogos.
Que seja um grande jogo, que as claques participem na festa com toda a força, e, se possível, que o Sporting junte mais três pontos, para se manter no topo da classificação.

Sem comentários: