domingo, 21 de dezembro de 2008

Alvalade 2008


O Sporting não venceu no último jogo de 2008 e irá ver, a três jornadas do fim da primeira volta, outras equipas a cinco ou seis pontos de distância.
2008 não foi um ano em grande para o Sporting, como também não o foi para o desporto português, depois de uma eliminação do Euro e com os atletas portugueses a não conseguirem corresponder às expectativas legitimamente depositadas sobre si. Desde Naíde Gomes a Obikwelu, atletas com ligação ao Sporting, que não conseguiram aquilo que pretendiam nos Jogos Olímpicos.
Mas 2008 foi um ano em que aprendemos algumas coisas, graças a vários e sucessivos episódios ocorridos no relvado do Alvalade XXI. E o que não sabíamos, ficámos a saber ontem, no último jogo do ano!
Começando pelo fim, ontem ficámos a saber que é permitido que um guarda-redes agarre a bola com as maõs um pedacito fora da grande área. A única condição é que esse guarda-redes não seja o do Sporting.
Ficámos a saber que um livre pode ser marcado com rapidez e dar em golo quando é contra o Sporting. O contrário não se verifica. Isto, porque Messi marcou um dos cinco golos que o Barcelona fez em Alvalade dessa forma. Ontem, Liedson, da mesma forma, levantou o estádio. Mas, sendo Liedson jogador do Sporting, o golo não foi validado.
Ficámos a saber que para que seja golo do Sporting, não basta que a bola entre toda dentro da baliza, porque Postiga fez um golo desses, contra o Vitória de Guimarães, mas o fiscal de linha fez de conta que não viu nada. Sim, fez de conta, porque estou por cima do bandeirinha e vi, como todas as pessoas na bancada, mas ele fingiu que não era nada com ele.
Ficámos a saber que uma falta cometida por um jogador do Sporting a dois ou três metros da grande-área defensiva dá direito a...penalty! Claro, contra o Sporting. Foi assim logo no jogo da primeira jornada contra o Trofense.
Depois, as coisas normais: jogadores do Sporting expulsos quando o árbitro não viu! Neste ano, mas na temporada passada, um árbitro não viu, mas o fiscal viu um penalty cometido na grande-área do Benfica. O árbitro não viu, pelo que deixou jogar.
2008 foi mesmo um ano em que nós, sportinguistas, percebemos que não sabemos nada sobre as regras do futebol. Ontem, por exemplo, um jogador da Académica atirou a bola para fora e o árbitro marcou pontapé de baliza a favor...da Académica!
No que interessa ao futebol, que são os golos, ficámos a saber que não chega marcar mais golos que o adversário para ganhar os jogos. É também preciso que os árbitros os validem. Houve jogos em que o Sporting marcou 2, mas ganhou 1-0. Houve jogos em que o Sporting marcou 3, mas ganhou 2-0. Ontem o Sporting marcou 2, mas empatou...a zeros!
Que, em 2009, haja mais verdade desportiva e que os árbitros tenham mais respeito pelo clube que formou 1/4 dos melhores jogadores do Mundo dos últimos 8 anos! Esse é o meu primeiro voto para o ano que vem! Porque estou convencido de que, se as regras forem cumpridas, o Sporting ganhará mais vezes e por mais golos de diferença.

Sem comentários: