sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

O quarto grande


Havia piadas, no final da época passada, que diziam que os adeptos do Benfica haviam assaltado a sede da Fúria Azul, claque do Belenenses, e tinham furtado a faixa que dizia "o quarto grande somos nós".
Sem piadas, não faltam razões para dizer que o Benfica é, hoje, o quarto grande clube de Portugal.
Este ano, nas competições europeias, o Sporting foi o primeiro a classificar-se para a fase seguinte da Liga dos Campeões e o Porto foi o segundo. Entre os que não chegaram à maior competição de clubes da Europa, o Braga conseguiu, hoje, o apuramento para a próxima fase da Uefa. O quarto grande, neste aspecto, terá de ser o Benfica, que é a única que ainda compete nas competições europeias, mas não conseguiu o apuramento. Para passar, terá de vencer o seu jogo por 8 a zero. E, para salientar a magia do número em causa, 8 é o dobro de 4.
Para a reputada Federação de História e Estatística, o Benfica é a quarta melhor equipa portuguesa, sendo que, nesse ranking, que mede as melhores equipes do Mundo, o Sporting aparece em 19º lugar, o Porto em 50º, o Braga em 67º e o Benfica apenas na 120º posição.
Em relação à principal liga do futebol português, também o Benfica tem de ser considerado como a quarta melhor equipa, pois, no último campeonato, o Porto ficou em primeiro, o Sporting em segundo, o Vitória de Guimarães acabou no terceiro lugar e o Benfica, pois, ficou em...quarto!

1 comentário:

luis cirilo disse...

Coitadinho do SLB !
Mas em compensação é o terceiro grande de Lisboa depois do Sporting e do Belenenses.
E o segundo grande da 2ª Circular logo a seguir ao SCP.
E é o maiordop bairro de Benfica !
Em alguma coisa haviam de ser os maiores