terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Portas abertas


Eu não pude acompanhar de perto as eleições do CDS. Não pude, mas, se quisesse, dificilmente poderia saber com pormenor as evoluções durante o dia de eleições internas nos democratas-cristãos. Porque as televisões não passaram as eleições do CDS como passaram, com directos sucessivos, por exemplo, o Congresso do Partido Comunista.
Nos jornais, foram poucas e curtas as referências aos 95% que Portas arrancou.
Hoje, alguns militantes do CDS vão provavelmente anunciar, em conferência de imprensa, que vão abandonar o partido. Esta conferência de imprensa foi anunciada com notas de primeira página em vários jornais, foi destaque matinal nas rádios e notícia nos telejornais, tratando a situação como se o CDS vivesse uma crise.
Na minha opinião, não há nenhuma crise no CDS, nem nenhuma divisão, e os 95% dos militantes que votaram em Portas conferem-lhe uma nova e reforçada legitimidade para levar o partido ao que espero ser um bom resultado eleitoral.
Por isso, a imprensa não diz, mas devia dizer, que os membros do partido que vão entregar o cartão fazem parte dos menos de 5% que não se revêem na liderança de Portas e essa percentagem é, como demonstram os números, insignificante.
Curioso que Sócrates tem vários notáveis a criticar as suas políticas. Provavelmente não haverá nenhum outro partido político português tão fracturado como o Partido Socialista, que, pelos vistos, se pode dividir em dois. Não há memória de um PS tão dividido como hoje! Isso é o que a mesma comunicação social esquece e tenta esconder dos portugueses. Sabe-se lá porquê.
O CDS está vivo e as eleições internas mostram que, além de vivo, está mobilizado e confiante em alcançar resultados positivos nas várias eleições do ano que vem.

3 comentários:

Anónimo disse...

Acha que o PS está mais dividido do que o PSD?

Anónimo disse...

Nao compares o 5º partido politico com o 3º...A escala é completamente diferente...
Tb nao viste na na TV o congresso do BE...

Anónimo disse...

O PSD é que parece estar bastante divido

Tanta incoerência. Agora nao vais tu dizer que tambem já nao apoias o Menezes. E no futuro provavelmetne será o Santana, o que nao apoias.

"Escolha de Santana Lopes revela incoerência, diz Menezes"

O presidente da autarquia de Vila Nova de Gaia e antigo líder do PSD sustenta que a actual direcção do partido cedeu ao “tacticismo” e mantém uma “imagem falsa de credibilidade e convicções”.

Menezes lembra que no espaço de três anos, Manuela Ferreira Leite mudou de opinião sobre Santana, pois em 2005 ajudou a inviabilizar a sua candidatura à autarquia da capital.

“A Dra. Manuela Ferreira Leite era presidente de um Conselho Nacional que sufragou do Dr. Santana Lopes da corrida a Lisboa em 2005, substituindo-o pelo Dr. Carmona Rodrigues”, afirma o antigo presidente do PSD, que critica as elites do partido, por em seu entender, estarem apenas interessadas no poder.