quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Diferenças

Os dois maiores clubes de Lisboa entraram a perder no campeonato.
Antes disso, o Sporting, nos seus primeiros dois jogos oficiais, ganhou. Mas sofreu até aos descontos da segunda-mão de Alvalade por um pontapé de Maniche que afastasse, de uma vez por todas, as hipóteses de uma medíocre equipa dinamarquesa passar ao playoff da Liga Europa.
O Benfica não ganhou o seu primeiro jogo oficial. Mas não ganhou porque defrontou uma equipa do FC Porto com demasiadas ganas para poder perder mais uma competição para o seu rival encarnado.
Na Liga, as bancadas cheias em Paços de Ferreira constrastaram com uma exibição demasiado fraca para uma equipa que quer ser campeã nacional. Já na Luz, num jogo que não vi, o Benfica foi derrotado pela Académica. Graças a uma falha defensiva (não menos imperdoável que a falha de marcação do Nuno André Coelho em Paços de Ferreira) e a um lance, fortuito, obra do acaso, que acontece uma vez na vida.
Os treinadores pediram reforços. Aliás, Paulo Sérgio já os tem pedido há muito, identificando as várias posições que a equipa precisa de reforçar. Chegaram, uma vez mais, ilustres desconhecidos, vindos não se sabe bem de onde. Evaldo e Maniche são as excepções.
Jesus também pediu reforços. E, segundo o Record, esses reforços já estão a caminho. Têm escola, nome e, mais do que o nome, uma enorme margem de progressão.
Ao Sporting não chega mais ninguém.
Paulo Sérgio, afinal, esteve a montar uma equipa com extremos, quando ainda não chegaram extremos ao plantel. Esteve a montar uma equipa de ataque, mas ainda não chegou o tal avançado que marque os golos. E, quanto aos centrais, o Sporting não os tem. E não se pode dar ao luxo de disfarçar essa fragilidade como o Porto tem feito, porque, da defesa para a frente, o plantel do Porto é muito superior ao plantel do Sporting.
Quando se fala de vendas na ordem dos 20 milhões, exigia-se ao Sporting um outro peso no mercado. Bem sei que Jardel, quando chegou, chegou no fim de Agosto, mesmo no fim do mercado. Mas Jardel só havia aquele e o Sporting, deixando tudo para a última hora, apenas confirma que é mesmo português de Portugal.
A incapacidade de trazer bons jogadores é o que melhor distingue, nesta altura, o Sporting do seu rival de Lisboa. E, em relação ao Porto, o Sporting também é diferente, porque o Porto não tem medo de se reforçar nos rivais. E há, nos rivais, um avançado alto, possante, que marca golos. Chama-se Makukula. E custa, segundo dizem os jornais, 4 milhões de euros...

Sem comentários: