domingo, 10 de dezembro de 2006

Ora bem,


Este post surge em resposta a um outro post colocado pelo policopata, no seu blog.

Não queria repetir o que tenho vindo a dizer nestes últimos tempos, sobretudo desde que criei o vozpropria, mas sublinho que nunca respondi a qualquer provocação ou ofensa vinda de qualquer pessoa, anónima ou não, a mim ou à minha família. Apenas solicitei ao administrador de uma página de opinião uma maior intervenção, quando vi excessos na linguagem utilizada por alguns dos seus visitantes. Ao verificar que essas atitudes lamentáveis continuaram, decidi, simplesmente, deixar de visitar essa página pessoal, apesar de não ser a única que fala da política e do país com um estilo tão leviano que chega a arrepiar.
Quando criei este blog e quando comentei em páginas, como a do politicopata, sempre tive como principal objectivo a promoção de um debate político sério. Não foi isso que aconteceu.
Estes últimos meses foram, sem dúvida, diferentes. Lamento muito a atitude que o Partido e a Secção de Algés tiveram para comigo, para com muitos dos seus militantes e cidadãos. Julgo que a Direcção da CPS de Algés e a Direcção Nacional do Partido se têm complementado, contribuindo para uma ascensão dos socialistas na intenção de voto dos portugueses, porque comportamentos como os que relatei e os que a minha mãe tem criticado em nada dignificam o Partido e apenas prejudicam a sua imagem junto dos portugueses. É que, mais do que nunca, os portugueses vivem uma situação muito difícil e, mesmo parecendo que não, estão cada vez mais atentos à política nacional. Por isso, julgo que se exige uma atitude positiva e convergente por parte da Secção de Algés e do Partido, a nível nacional.

Não há tempo para guerras pessoais! Sempre critiquei o “anonimato” de várias pessoas quando comentaram e insultaram noutros espaços de opinião. Sempre dei a cara e exprimi, sempre, a minha opinião pessoal. Já agora, respondo a alguns posts de outras páginas de opinião pessoal onde se criticava a postura de Menezes, Santana Lopes ou Morais Sarmento. Não me entristece que haja pessoas que lutem pelo país e que usem os seus meios para fazer oposição ao governo. Não me entristece, também, que haja pessoas que critiquem a liderança nacional do Partido. O que me entristece é que haja razões para essas pessoas o fazerem. E subscrevo todas as críticas feitas por estes senhores à liderança do PSD, ao governo de José Sócrates e à actuação do, na altura PR, Jorge Sampaio.

Politicopata: obviamente, no post que publicou no seguimento da minha intervenção, julgo que a sua atitude foi positiva. Tenho é pena que tenha sido a única atitude positiva que teve desde que se debate "Algés". É normal haver diferença na sociedade e no Partido e percebo que o senhor mostre a sua opinião, comente decisões e notícias, desde que respeite as pessoas de quem fala. Não é isso que tem acontecido nem da sua parte, nem da parte dos anónimos ou, agora, “semi-anónimos” (os tais tonys...)! Tenho pena que grande parte dos posts que publica não tenham fundamento algum. Os senhores não sabem do que falam, nem têm noção (julgo e espero eu que não tenham mesmo) do que tem acontecido. Espero, sinceramente, que o senhor comece a falar de política de uma forma mais séria, porque esse seu estilo deixou de pegar. A situação do país é alarmante e não é esta a altura certa para brincarmos “à política”. Os seus posts são inúteis, na medida em que em nada contribuem para o debate político, nem para uma dignificação do Partido e, além disso, vejo que menospreza os militantes do PSD, tentando fazer passar uma imagem grotesca e falsa dos mesmos.
Muitos dos leitores deste blog sabem bem que não participo neste debate por motivos pessoais e familiares, mas por acreditar que está na altura da mudança. Está na altura de trazer credibilidade ao PSD, valorizando todos os militantes, para que possamos formar governo num futuro próximo. Falar não chega, pede-se ao PSD mais acção, mais valores, mais debate, mais convergência e mais verdade.


Fazendo um último apelo, peço a todos os leitores deste blog, que são militantes do PSD e da Secção de Algés para que votem na Lista B. Esse voto é um voto contra as ilegalidades que têm sido feitas, é um voto de protecção e valorização dos militantes, é um voto na verdade, na transparência e na credibilidade, mas também no trabalho e na competência. É um voto pelos cidadãos que viram a sua entrada negada, ilegitimamente e contra os estatutos e regulamentos. É um voto na aceitação da diferença e no debate. É um voto no futuro e na ambição, no talento e na seriedade. É, acima de tudo, um voto no verdadeiro e democrático PPD/PSD. Este pode ser o primeiro passo para um país melhor para as próximas gerações e cabe aos militantes de Algés do PSD decidir. Não me cabe a mim, pois a actual CPS não me deixa votar (ver textos anteriores).
Não me querendo alongar muito, já dizia Victor Hugo que "nada é tão importante como uma ideia cuja oportunidade chegou". Todos vocês têm agora a oportunidade de mudar o futuro. Com o voto na Lista B. Pelo PSD. Por Portugal.
Tenho dito.

3 comentários:

Luis Cirilo disse...

Caro António
Estou genéricamente de acordo consigo mas permito-me destacar a questão dos anónimos.
Até compreendo,sinceramente,que algumas pessoas escrevam sobre pseudónimo (ou mesmo anonimamente) porque em Portugal,e infelizmente no PSD,ainda há sitios onde é perigoso ter opinião.
Já não compreendo,nem aceito,mas sinceramente voto-os a um total desprezo,aqueles que usam o anonimato para caluniar,insultar e mentir.
São uns verdadeiros atrasados mentais.
De quem só podemos mesmo é ter pena,muita pena.
Por mim,que desde que me conheço,sempre assinei o que escrevi (como faço no meu blog)assim continuarei a fazer porque entendo ser o caminho certo.
E felicito-o por também você seguir esse caminho.
Nunca se arrependa.
claro que estou solidário com a lista B e espero que obtenha uma grande vitória nas eleições de amanha.
Porque acredito na Helena Lopes da Costa,essencialmente,mas também porque a vitória dela será a vitória da liberdade contra um PSD das trevas,da ignorância e da prepotência que anda por aí.
E que tem de ser travado.
Travado e investigado até as ultimas consequências

Anónimo disse...

Bem!

Anónimo disse...

Cruz, Credo, Abrenúncio... Onde isto já vai!?
Vocemecê, agora, anda a lutar contra as "trevas"?
Que esteja com a Lenucha, outra coisa não seria de esperar; agora que saia à liça, qual D. Quixote, a arremeter contra os moinhos de vento, só prova... a sua parcialidade, para não dizer estupidez!