sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

Uma última aventura


Luis Filipe Madeira, mais conhecido por Figo, começou a jogar no Pastilhas, clube da Cova da Piedade. Em 1989 assinou pelo Sporting, efectuando apenas 6 jogos em 2 dois anos. Contudo, Figo começou a afirmar-se na época 1991/92, com a camisola verde e branca, realizando 34 jogos. Em 6 anos que vestiu a camisola do Sporting, realizou 141 jogos, marcando 15 golos, dando muitos outros a marcar, tendo sido fundamental pela conquista da Taça de Portugal, na época em que Pedro Santana Lopes era Presidente do Sporting, acontecimento que foi muito importante, pois o Sporting nada ganhava há alguns anos.
Em 1995 tranferiu-se para o Barcelona, sendo uma presença permanente no onze titular. Só para o campeonato, com a camisola dos catalães, Figo fez 172 jogos em 5 anos, marcando 30 golos.
Em 2000 assinou pelo Real Madrid, tornando-se o jogador de futebol mais bem pago do Mundo, tendo sido esta transferência encarada como uma traição pelos adeptos do Barça. Fez, 163 jogos para a Liga Espanhola, apontando 38 golos.
Assina finalmente com o Inter, onde foi peça vital na conquista do título na época passada e deixa os milaneses 10 pontos à frente do segundo classificado.
Aos 33 anos e com 127 jogos pela equina das quinas, nos quais fez 32 golos, retira-se da Selecção.
Está agora muito perto de assinar um contrato milionário com os sauditas do Al Ittihad, ganhando 6 milhões de euros em 6 meses, voltando a ser o futebolista mais bem pago do Mundo, facto que é impressionante, dado que Figo que encontra longe dos seus tempos de ouro e perto, muito perto, do fim da sua carreira.
Pode ser esta a última aventura do melhor jogador português que, algum dia, eu vi jogar. Oxalá estejamos enganados e que o eterno número 7 da Selecção Nacional se despeça para o ano com a camisola, que é a minha: a camisola do Sporting.

4 comentários:

Anónimo disse...

È necessário parar com disputas internas.

Spin offs lançam rumores na comunicação social no intuito de dividir internamente o partido e transmitir na opnião publica os efeitos obtidos.

O nosso partido nunca esteve tão fracturado e alguem anda a retirar dividendos .

João Faria disse...

Seguramente que Figo vai receber mais no Inter do que recebia.
Quando soube da sua vontade de ir para a Arábia percebi que os adeptos do Barcelona tinham razão.Figo é realmente Peseteiro.
E um aparte:saiu " a mal" de todos os clubes por onde passou e desta vez se saisse era em litigío com Mancini por não ser títular indiscutivel.Perdi todo o respeito que tinha por ele.

António Lopes da Costa disse...

Neste artigo, falo de última aventura, mas admito que continua a existir a possibilidade de Figo voltar ao Sporting. Contudo, um regresso à casa que o viu crescer e que o lançou não seria uma aventura.
Quanto ao modo de gerir a sua carreira, sem dúvida que poderia ter havido um maior amor às camisolas que vestiu, facto que explico por dois motivos: a única camisola de Figo é a do Sporting, além da camisola da Selecção. Sería impossivel ver Figo jogar no Benfica, no Porto ou no Carcavelinhos. Em Portugal, só no Sporting. O outro motivo é, obviamente, o dinheiro. Figo geriu bem a sua carreira, na minha opinião.

Luis Cirilo disse...

Curiosamente,caro António,também escrevi no meu blog sobre a eventual ida de Figo para a Arábia.
De forma mais ou menos coincidente com a sua.
Até com um titulo semelhante...
Mas mesmo que ele não vá (o mais provavel segundo os ultimos acontecimentos) acho correctos os pressupostos que teriam estado na base da hipotese.
De facto é fácil chamar a alguém "peseteiro","materialista","interesseiro",etc.
A verdade é que um jogador tem x anos para vender o seu "produto" e o que não ganhar nessa altura...não vai ganhar depois.
É verdade que o Figo tem algumas transferencias atribuladas (detestei a forma como saiu do Barcelona onde era um deus para ir para aquele clube horrivel de Madrid),mas também é verdade que os clubes de onde saiu nunca ficaram a perder.
Mesmo o Barcelona que se queixou,com razão,mas que encaixou mais de 10 milhoes de contos.
O que apaga muitas tristezas...
Agora em bom rigor,e de forma algo romântica,é verdade que prefiro ver esse genial jogador terminar a carreira num grande clube.
Ou no Inter,um dos maiores do mundo,ou no Sporting que foi o seu ponto de partida.
Sinceramente acho que vaia ser no Inter.