domingo, 29 de agosto de 2010

"Ciganice" de Sarkozy


Não sei qual foi o intuito de Sarkozy ao expulsar vários ciganos de França.
Dizem-me que foi por demagogia, para recuperar votos num eleitorado mais conservador. É certo que aqui, em Portugal, os opinion makers não gostam de Sarkozy, como também não gostam de Berlusconi (ou até mesmo de Angela Merkel), porque ambos não são de esquerda, ao contrário de quem forma opinião por cá. Mas, independentemente das motivações de Sarkozy, a expulsão, por parte de um país da União Europeia, de cidadãos de outro país da União Europeia (ou seja, de cidadãos europeus) preocupa-me, dado que é uma machadada dura nas políticas comunitárias, sobretudo no que toca à cidadania e integração europeias.
Esta expulsão, que não é individual mas de uma massa, de uma determinada comunidade de pessoas, abre um precedente muito grave, que, podendo valer alguns votos, não pode deixar de merecer a punição respectiva. Nem que seja como sinal de futuro para uma desejável União reforçada.
No limite, situações como estas, se vierem a multiplicar-se no interior da União, podem pôr em causa a própria União. E, se não se travar, desde já, medidas como estas, pode estar-se a seguir um caminho perigoso que já foi seguido aqui neste Velho Continente. Quando assim foi no passado, a Europa perdeu sempre.

3 comentários:

Anónimo disse...

O SEF já expulsou, com toda a legitimidade, imigrantes ilegais. Porque não pode a França fazê-lo?

Alêm disso trata-se de mão-de-obra nula, que vale zero, sempre disposta a contornar o que é legal.

Penso que a França livra-se assim de futuros subsidio-dependentes e aumentos de criminalidade.

JB

Pedro disse...

Sê uma pessoa de bem e acolhe-os em tua casa, a sociedade agradece.

Anónimo disse...

então isto são as políticas da direita o antónio não e de Direita? não percebo o espanto...