segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O País onde começa o Mundo


O que aconteceu no fim-de-semana foi histórico.
Foram assumidos objectivos claros no que respeita ao futuro político e, sobretudo, militar no Afeganistão, assim como uma estratégia ambiciosa para a manutenção da paz naquele território.
Os actos demonstraram um caminho pacífico para acabar com um eventual perigo mundial vindo da Rússia.
E é com orgulho e alguma vaidade que podemos dizer que a esse fim-de-semana que ficará para a História, princípio de um trajecto mundial comum, ficará associado o nome de Lisboa, Portugal.
Além do conteúdo dos acordos alargados feitos em Lisboa, a organização da Cimeira da NATO, com a presença dos mais importantes lideres políticos mundiais, foi um verdadeiro sucesso, facto que foi sublinhado por alguns desses líderes.
Foi uma demonstração clara do excelente trabalho diplomático português que melhorou ainda mais a imagem externa de que temos uma grande capacidade para organizar este tipo de eventos.
Deste texto, curto mas incisivo, não poderia faltar o elogio às forças de segurança nacionais que estiveram à altura do evento, antevendo perigos, precavendo-se deles e controlando a situação, garantido a segurança de todos os intervenientes.
É sobretudo nestas alturas que devemos valorizar o facto de vermos o nosso nome bem falado em todo o mundo, confundindo-se com os caminhos da História. E tão bem que sabe ver, entre as mais poderosas imagens da História, a bandeira portuguesa.
E, nesse sentido, podemos mesmo dizer, genericamente, que o povo português está de parabéns.
Estivemos à altura das circunstâncias, conscientes de que Portugal é e quer continuar a ser o País onde começa o Mundo.

Sem comentários: