quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Que orgulho!


As capas dos jornais desportivos não dão a importância devida à vitória do Sporting de Braga em Belgrado. Mas a vitória de ontem marca um episódio histórico para o futebol português, já que foi a primeira vez que uma equipa portuguesa ganhou naquelas terras.
Mais do que isso, importa salientar que o futebol português tem, ao contrário do que vem sendo hábito, uma prestação notável nas competições europeias, sendo que quatro equipas vão continuar a competir nos palcos europeus no próximo mês de Fevereiro.
Ao Benfica, que venceu o Lyon, faltam-lhe dois jogos dos quais se esperam duas vitórias. Provavelmente, continuará na Liga dos Campeões.
Ao Braga, restam-lhe dois jogos difíceis, frente ao Arsenal e ao Shaktar, mas já garantiu que, na pior das hipóteses, competirá, em Fevereiro, na Liga Europa.
Ao Sporting e ao FC Porto exige-se que garantam, entre este jogo e o próximo, o primeiro lugar nos grupos respectivos.
De todo o modo, a prestação das equipas portuguesas nas competições europeias deste ano deve ser motivo de orgulho, não só para os adeptos destes quatro clubes, mas para todos os portugueses.
Além de Mourinho, Ronaldo, Pepe e Ricardo Carvalho do Real Madrid, de Nani do Manchester United, as campanhas vitoriosas dos clubes portugueses fazem com que dificilmente o cartão de visita europeu do futebol português pudesse ser melhor!

Sem comentários: