segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Substituir Sócrates!


Em qualquer outra democracia, na impossibilidade de mudar o Governo por via parlamentar e presidencial, discutir-se-ia a substituição de José Sócrates.

Agora que constatamos que, tanto os partidos representados na Assembleia como o próprio Presidente da República, parecem mais interessados em conquistar votos do que salvar o país, a substituição de Sócrates seria o único cenário possível e, por isso, o único que deveria ser discutido.

É óbvio que substituir Sócrates não resolvia o problema. Só resolvia parte dele. Uma parte pequena, mas muito importante, não só para os mercados, entidade aparentemente abstracta, culpada de tudo e de quem tanto se fala, mas também para a estabilidade política do país, para o interesse nacional. Sem Sócrates era mais provável um Governo de consenso nacional. Era mais fácil fazer aprovar um Orçamento e fazê-lo executar. Era tudo mais fácil.

Os únicos que podem substituir Sócrates são os socialistas. Mas, porque estão há demasiados anos no poder (facto que se reflecte nesta crise financeira, económica e social), Sócrates não ouve o PS. O PS é que ouve Sócrates. O PS é que o sustenta, sabendo, de antemão, que, com Sócrates, é insustentável suportar o Governo durante muito mais tempo.

Os jornais, os deputados, o Presidente da República e os líderes partidários deviam deixar-se de palavras vagas e inconsequentes, que têm agravado a instabilidade que se vive, e passar aos actos. E, neste momento, o que deveriam estar a fazer, defendendo o interesse nacional, era pressionar, pressionar e continuar a pressionar os socialistas, numa pressão tão grande que obrigasse os socialistas a substituir Sócrates por outro, mais credível, mais competente e mais consensual, de modo a garantir que o país tenha um bom Primeiro-Ministro e um bom Governo, de unidade, que fosse capaz de garantir a estabilidade política em Portugal, garantindo ainda que o esforço que se exige aos portugueses não será em vão e aliviando, também, a pressão dos mercados e dos especuladores, que tem contribuído muito para a instabilidade e que têm feito com que não possamos saber o dia de amanhã.

Substitua-se Sócrates. Obrigue-se o PS a substituí-lo. Comece-se, desde já, a resolver o problema que tem sido este desgoverno que colocou o país nesta situação.

Faça-se isso "com toda a naturalidade do mundo".

Enquanto não se fizer isso e se continuar a caracterizar a conjuntura e a tentar adivinhar o futuro, o país estará apenas a…perder tempo!

Sem comentários: