segunda-feira, 4 de abril de 2011

Somos mesmo diferentes!


O que se passou antes, durante e depois deste Benfica - Porto merece ser condenado.
Agressões e cenas de vandalismo tornaram-se regra, assim como o apedrejamento de viaturas e pessoas.
Não há nada que desculpe estas cenas de violência e deve-nos admirar a todos o facto destes sucessivos crimes passarem impunes, sendo cometidos à margem e, pelos vistos, por cima da lei.
Espero que o facto de nós, Sporting, jogarmos contra os nossos rivais nunca nos faça vandalizar uma Casa do Benfica ou do Porto, ou agredir um cidadão que só é diferente de nós por causa do clube que apoia, ou atirar um berlinde que seja a uma viatura que transporte alguém que sirva profissionalmente as cores dos nossos rivais, ou impedir que adeptos adversários festejem as suas vitórias na liberdade que a lei lhes garante.
Nesse sentido, não chega fazer comunicados, apelos e visitas ao Ministro da Administração Interna quando, na hora da verdade, o próprio clube perde a máscara. Já não podendo mascarar-se nas suas claques ilegais, é absolutamente condenável que o Benfica, na hora em que poderia demonstrar a sua grandeza, assumindo uma derrota que, sejamos também justos, nenhum dos jogadores do Benfica merecia, apague a luz e ligue o sistema de rega.
No passado, o FC Porto foi campeão em Alvalade num dia muito difícil para o Sporting, depois de uma tragédia mortal no corredor da Superior Sul. Apesar da dor e das circunstâncias, nós, sportinguistas, respeitámos e saudámos o campeão, que o foi, também naquela altura, com mérito, depois de um jogo muito disputado resolvido de penalty pelo Domingos, a castigar uma falta do Iordanov.
Mais condenável do que isso foi o vandalismo utilizado por adeptos portistas em Casas do Benfica, em cenas de crime gratuito, em que as vítimas são aqueles que, iguais a nós, gostam muito, e de forma são, do seu clube.
Os acontecimentos de antes, durante e depois do Benfica - Porto explicam o mal que estes dois clubes têm feito ao futebol português, destruindo o futebol enquanto desporto e enquanto festa da amizade e das famílias. Mas são estes acontecimentos que nos fazem, a nós, sportinguistas, sentir que somos, de facto, muito, mas mesmo muito, diferentes.

Sem comentários: