segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Honra!


O Sporting Clube de Portugal é o maior de todos os clubes de Portugal. Digo isso com respeito por todos os outros, mas a grandeza de um clube não se conta pela quantidade de seguidores que tem. Conta-se, em vez disso, pela qualidade do apoio que lhe é prestado.
Independentemente de ser o clube com mais títulos em todas as modalidades, sendo o único clube português que é verdadeiramente eclético, o Sporting é grande, e maior que os demais, pela massa associativa que o segue.
É impressionante como, de uma forma completamente praticante e inabalável, os adeptos, que são o Sporting, resistiram a 18 anos de jejum. Apesar de haver clubes com mais adeptos, nunca Lisboa e o resto do país terão estado tão cheios como nos festejos dos títulos de 2000 e 2002.
A esta forma diferente de encarar o seu clube juntam-se, nos últimos dez anos, três eventos trágicos. Dois deles implicaram a própria morte de companheiros nossos.
O primeiro, no Jamor, em que um adepto do Sporting foi assassinado por um membro de uma claque adversária.
O segundo, em Alvalade, em que caiu um varandim da nossa velhinha Casa, implicando a perda de elementos da Juventude Leonina.
O terceiro, na noite de ontem, em que dois membros da Torcida Verde caíram ao fosso no momento em que um dos nossos artistas lhes ia oferecer a camisola que vestiu em mais uma vitória.
Ontem, felizmente, não morreu ninguém. E não vou aproveitar esta oportunidade para reclamar o fecho do fosso, sabendo, todos os sportinguistas, que essa é uma intenção anunciada pelos actuais dirigentes, em obras que serão feitas no final desta temporada.
Queria, em vez disso, prestar a minha homenagem a todos aqueles que, complementando o trabalho que é gloriosamente feito em todas as nossas modalidades, honram o Clube, prestando-lhe um apoio regular e incondicional.
Com votos de rápidas melhoras aos nossos companheiros feridos após a queda de ontem, aproveito a oportunidade para referir a importância destes, e de todos os outros, heróis para a Grandeza inigualável deste nosso Clube.
Esta é a hora de, na honra de um grande silêncio, recordar e engrandecer todos os adeptos, funcionários, dirigentes e atletas que viveram e pereceram pelo Sporting Clube de Portugal.
Honra lhes seja feita.
Viva o Sporting!

1 comentário:

maria disse...

E foram muitos, infelizmente :(

Viva o Sporting Clube de Portugal.

Bjs :)