domingo, 25 de março de 2012

O Feirense

A maior injustiça que as classificações dos campeonatos fazem é não deixar registado o carácter de equipas que, por força de uma classificação inferior, perdem o direito legítimo a um lugar na história do futebol português.
Com a derrota em Alvalade, com um jogo a mais e a três pontos de saír da linha de água, a tarefa do Feirense complicou-se. Apesar de ser sportinguista e de não ter qualquer relação com Santa Maria da Feira, a maior injustiça que poderia fazer aos jogadores, funcionários e adeptos do Feirense seria ficar em silêncio numa altura em que as contas estão muito difíceis.
Para o Sporting, é praticamente indiferente, face às circunstâncias, ficar no quarto ou no quinto lugar. Os três primeiros merecem o lugar que ocupam e o o quarto ou o quinto lugar têm, na prática, as mesmas consequências ao nível do que interessa, que é a participação nas competições europeias.
Para o Feirense, a história é diferente. Diferente e injusta. Porque o Feirense foi sempre, ao longo deste campeonato, uma equipa que acrescentou vivacidade e competitividade aos jogos, com exibições cheias de carácter, de uma equipa que sempre soube o que fez, constituída por jogadores que, alguns deles, irão dar que falar e por um treinador que, com grande percepção do jogo e honestidade, foi, apesar da classificação, uma surpresa agradável que arejou a Primeira Liga Portuguesa.
Para sermos totalmente justos, temos de reconhecer que o Feirense foi uma das equipas mais fustigadas pelas arbitragens miseráveis que caracterizam o nosso campeonato. Ainda ontem, em Alvalade, com vários amarelos que os árbitros só têm coragem de exibir a jogadores com a humildade dos jogadores do Feirense, isso se reflectiu.
A honestidade face ao jogo, a humildade na hora de enfrentar os desafios mais difíceis, a forma briosa com que se bateram em todos os jogos fazem com que o Feirense mereça, também, estar na próxima temporada entre os grandes.
É por essas razões que, no que respeita à luta contra a despromoção em Portugal, este ano, eu torço pelo Feirense.

1 comentário:

Marcos Correia disse...

Bom dia,

Sou Feirense e obviamente fiquei lisonjeado com o teu texto.

Quero, no entanto, dizer que há uma injustiça ainda maior: O feirense não tem salários em atraso, não paga muito, mas paga certo e a horas, não tendo também qualquer passivo, porque está nos estatutos que o Presidente que deixar dívida, tem que pagá-la do seu bolso aquando da sua saída.

E essa é injustiça maior, porque há muitos clubes que se têm ordenados em atraso, não pagam ao Fisco e fornecedores, e nada lhes acontecem, e podem contratar e contratar.

Foi só um desabafo de um Feirense.

Cumprimento