sexta-feira, 30 de março de 2012

Sim. Ficam coisas por dizer.


Sim. Ficam coisas por dizer. Não sei se a censura existe, mas há tentativas de condicionar o que dizemos. Por isso, este blogue tem em arquivo menos um texto do que aqueles que efectivamente publiquei. Mas isso não interessa. Não há problema. São coisas passadas, ultrapassadas, praticamente esquecidas. 
Quanto ao resto, gostaria de ter escrito aqui sobre o Congresso do PSD e, sobretudo, sobre o que dele sai. Gostaria de ter enaltecido o discurso de Pedro Pinto (ASD). Em tempos de austeridade e contestação, os líderes do partido não estavam ainda predispostos para discutir o futuro eleitoral. Mas o PSD precisa de preparar-se. Serão as autárquicas mais difíceis desde que tenho memória, realizadas num clima análogo ao que determinou a demissão de António Guterres. A lei impõe mudanças. Os cidadãos podem, esquecendo-se dos efeitos da política socrática, mostrar o seu descontentamento nessas eleições. É preciso escolher, escolher bem. E se, em casos como Cascais ou Sintra, o ambiente é bastante favorável, há que preparar os outros grandes combates, como Lisboa e Porto, mas também de outros concelhos, como o de Oeiras, onde vivo.
Gostaria, ainda empurrado pelo discurso de Pedro Pinto, de ter enaltecido a sua iniciativa de formar os candidatos a autarcas. Que só dá mais força à ideia de que é preciso que os militantes comecem a fazer as suas escolhas. Mas também gostaria de ter criticado a actuação cega do Tribunal de Contas que olha os autarcas como super-homens ou super-mulheres, responsabilizando-os financeiramente por, ao não quererem paralisar os seus concelhos, se basearem em indicações dos serviços.
Gostaria ainda de ter escrito sobre a viagem que fiz a Paris. Tentei. Mas ao lembrar-me da vista que se tem sobre a cidade, da Torre Eiffel ou da Sacre Coeur, as palavras faltaram.
Gostaria de ter escrito sobre a importância de uma boa rede de metro, sobre a forma como deverá ser concebida (seja lá quando for) uma nova Feira Popular na Grande Lisboa e até sobre o terrorismo internacional. Tenho dúvidas, ainda que factualmente não comprovadas ou até mesmo não comprováveis, de que o combate ao terrorismo possa ser completamente eficaz na Europa, com a fácil e livre mobilidade de inimigos públicos.
Gostaria de ter escrito sobre o Bastonário da Ordem dos Advogados. Pelo que me foi dado a conhecer, numa sessão que aconteceu em Coimbra, mostrou estar em guerra aberta com a Ministra da Justiça. Mas com quem é que Marinho Pinto não está em guerra? A razão que tem, em algumas (poucas) coisas que diz, perde-a pela postura que adopta. É um entrave na harmonia que deve haver entre responsáveis pela Justiça. É um entrave para a Justiça. E o mais inacreditável, a meu ver, é que os advogados vão nisso.
Gostaria de ter escrito sobre a Repsol de Miraflores/Algés. Os funcionários da caixa são deficientes motores. Ir ali abastecer o carro ou comprar alguma coisa de última hora é uma alegria. Somos contagiados pela boa disposição desses funcionários. E o emprego dado a essas pessoas contraria todos os preconceitos. Reconforta-me saber que, ao fim da rua, a ideia de que o mundo é para todos, e que todos temos uma função a desempenhar, tem sentido prático.
Gostaria e ter escrito. Mas eram temas a mais para tempo a menos. E, na verdade, é bem melhor que seja assim. Porque escrever aqui não é obrigação. E o facto de não o ser torna o blogue mais arejado, tal e qual quero que o vejo. Que assim continue a ser.
Para já, o que digo é que, consagrados na Constituição da República, o repouso e os lazeres são direitos que temos. Resolvi exercê-los. Em Palma de Maiorca, La Valletta, Veneza, Ljubljana e Milão.Volto no Domingo de Páscoa.
Até lá, e apesar de reconhecer que a missão é de extrema dificuldade, o que eu gostaria de dizer aqui no dia 5 de Abril é que um dia, eu tive um sonho.
Sonhem. Trabalhem. Ou descansem para recuperar forças. E tenham uma Santa Páscoa, em família. É isso que eu desejo.

3 comentários:

maria disse...

E eu gostava de ter lido sobre todos esses assuntos...apesar de nem sempre comentar, leio sempre e gosto muito de ler o que escreve :)

Boa viagem, boas férias e divirta-se :)

Uma Santa Páscoa para si e toda a família :)

E dia 5 vamos sonhar :)))

Bjs :)

miguel vaz serra....... disse...

Como sempre, amigo meu, um texto que dá gosto ler.
Quase nunca faço comentários, mas sou assíduo. Tu sabes.
Um forte abraço, boa viagem e boa Páscoa para vocês todos.

maria disse...

Páscoa Feliz e um beijinho :)

E passámos a eliminatória :)