segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Os melhores e os piores de sempre


É evidente que a votação promovida pela RTP tem pontos positivos, mas se me dissessem, há alguns meses atrás, que a televisão pública iria promover uma votação onde iria colocar em confronto Amália com D.Afonso Henriques, Eusébio com Fernando Pessoa, Pinto da Costa com Luís de Camões ou a Rosa Mota com Marquês de Pombal, sem dúvida que eu não iria acreditar. É que, antes de qualquer outra conclusão que possamos tirar deste concurso, penso que é uma votação injusta, porque todos os nomeados e milhões de não-nomeados foram muito úteis para a História inconfudível de Portugal.
Obviamente que esta votação dá a conhecer aos portugueses a História gloriosa do passado. Não posso ignorar o facto de ser um programa cultural e, nesse sentido, é muito importante. Apenas julgo que poderia haver outras formas de o fazer. Talvez eu até seja o único português com esta opinião, mas penso que se está a fazer uma grande injustiça para aqueles que não ganham, exceptuando Vitor Baia, a Padeira de Aljubarrota e alguns outros. Contudo, também eles foram muito importantes para Portugal. É impossível escolher entre os que conquistaram, os que defenderam, os que construiram ou reconstruiram, os que descobriram e os que escreveram tudo isto para imortalizar os feitos dos portugueses.
Apesar de tudo, é evidente que nada tira o mérito a ninguém, mas penso que se poderia ter encontrado uma outra forma para dar a conhecer aos portugueses a nossa História. O que falta é coragem para pôr no ar um programa cultural à hora dos Morangos com Açúcar ou da Floribela. É pena que um país de corajosos se tenha transformado num país de medrosos, onde só não hesitam quando é para pôr no ar reality shows ou telenovelas.
E pior do que isso (que é importante, visto ser um programa cultural) é a votação promovida pela SIC para eleger o pior português de sempre. Disso nem vou comentar. Mas se existe uma Entidade Reguladora para a Comunicação Social, devia estar atenta a este tipo de situações.

3 comentários:

Anónimo disse...

Acho que o programa é uma tentativa relativamente dinâmica de dar a conhecer certas figuras e certos factos de uma forma apelativa às massas. Optou-se creio eu, pelo politicamente incorrecto de fazer programas onde cada um é melhor ou pior que outros, o que é uma coisa bastante relativa.

Anónimo disse...

Sem dúvida. O país está a ir no mau caminho influenciado pelos big brothers e coisas do genero da tvi. logicamente que tem uma vertente cultural e isso ja é de louvar. mas de uma forma geral concordo com a sua opiniao.

Anónimo disse...

nao tou nada de acordo ctg pq exatamente como disseste e um programa cultural. em relacao a sic noticias concordo. abr jc