segunda-feira, 1 de janeiro de 2007

União Europeia alarga-se para 27


O novo ano trouxe mais dois países para a União Europeia, com a adesão, no dia de hoje, 1 de Janeiro, da Bulgária e da Roménia. Após o quinto alargamento, que se deu hoje, a população europeia é de cerca 500 milhões de pessoas. Além destes novos membros, é de sublinhar que este dia também fica marcado pela adesão da Eslovénia à moeda única.

À data da sua entrada, Sofia e Bucareste apresentam, sem surpresa, dos valores mais pobres na UE a vários níveis, começando pela sua riqueza, já que o respectivo PIB per capita é ligeiramente inferior a 30% da média comunitária.
A inflação nos dois novos Estados-membros é também muito superior à média comunitária (1,8 %), com a Bulgária a apresentar uma taxa de inflação anual (entre Outubro de 2005 e Outubro de 2006) de 5,7% e a Roménia de 4,8%.
Noutros indicadores, Bulgária e Roménia também se revelam ainda muito atrás da média da União Europeia, como é exemplo a esperança média de vida.

«Sabemos que a nossa cultura e a nossa herança serão mais ricas e que isso favorecerá as nossas relações mútuas, assim como a nossa economia», disse Durão Barroso, Presidente da Comissão Europeia.

2 comentários:

Anónimo disse...

É sempre bom para Portugal. Pelo menos já não estamos na cauda da Europa

João Faria disse...

A Europa distribuiu um documento a estes países com recomendaçõs. Uma delas foi:
Não cometam os mesmos erros que Portugal.