quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Apoio total


Hoje acordei e fiquei admiradíssimo com os jornais desportivos. O Sporting não se reforçou, ao contrário do que aconteceu com Benfica e Porto. É verdade que a equipa não tem ganho, nem sequer anda a jogar muito bem. Mas temos de aceitar a realidade: sem dinheiro não há compras. Podemos ter pior equipa que o Porto, mas por muito que nos reforçássemos não formariamos uma equipa num mês para ser campeã nacional.

A equipa do Sporting é uma equipa de jovens, oriundos da formação. Não tenho dúvidas de que como Moutinho, Miguel Veloso, Nani, entre muitos outros que aí estão a vir, como o Caiado, o Zezinando ou o Paím, não há em Portugal. Sendo uma equipa de jovens, não os posso assobiar. São humanos, sentem o peso da camisola e os assobios só vão agravar as coisas. Por isso apoio e aplaudo nos bons e nos maus momentos. É assim que se faz em Inglaterra, por exemplo.

Eu acredito, plenamente, no projecto do presidente Soares Franco. A SAD tem de dar lucro e deve-se apostar na formação.

Eu só olho para o Sporting. Não me assustam os reforços das equipas rivais. Mas eu não percebo tanto nervosismo de vários adeptos. Pensemos no exemplo do Porto: o Porto tem-se reforçado muito e mais de metade dos jogadores novos acabam por ser, posteriormente, emprestados ou "dados". Por isso, a SAD do FCPorto apresentou um prejuizo acima dos 30 milhões de euros. Logicamente, têm um plantel de luxo, mas eu gostava que antes de criticar a política de contratações do Sporting, visse-mos a quantidade de dinheiro que o Porto gastou para ter Lucho, Quaresma, Anderson, etc. O Sporting não pode, nem deve, numa altura destas, comprar jogadores tão caros.

Quanto ao Benfica, o balanço que faço deste mercado é que o Benfica piorou muito na defesa e melhorou pouco o ataque. Ricardo Rocha e Quim eram, na minha opinião, os melhores jogadores do Benfica até ao fim da primeira volta. Além disso, o Benfica mostra pouco futebol, apesar de ganhar os jogos. Normalmente, as outras equipas jogam e o Benfica marca. Foi assim em Alvalade, em Coimbra e no Restelo. Não pode ser sempre assim. Numa frase curta, caracterizo o Benfica e os seus adeptos: têm moral a mais e equipa a menos.

É normal que o Sporting não seja campeão e até é normal que fique em 3º dado que preferiu "não comprar por comprar". O importante é estarmos para o ano na Liga dos Campeões, para amealhar pelo menos mais 5 milhões de euros e que consigamos manter o Moutinho, o Liedson e a defesa. Talvez fosse bom segurar o Miguel Veloso e a sair que seja o Custódio ou o Nani. Mas isso depois se verá. Para já é importante levantarmos a cabeça e acreditar que no futuro seremos a melhor equipa de Portugal.

1 comentário:

Anónimo disse...

ALELUIA MIGUEL VELOSO A TITULAR