terça-feira, 17 de abril de 2007

Demonstração de futebol


Num injusto 3ºlugar, o Sporting partiu para mais uma “final”, em casa, diante do Marítimo.
O início de noite desta sexta-feira 13 foi absolutamente fabuloso. Com o estádio quase cheio, depois de uma vitória no difícil terreno do Braga, o Sporting entrava em campo, ao lado de uma equipa madeirense que, infelizmente, não deu para ver jogar. Digo infelizmente porque mais uma vez só houve uma equipa em campo. E desta vez o que vi foi futebol. Muito futebol. Do melhor que há no mundo.
Estou à vontade para dizer que este Sporting é de topo europeu. Vi 90% dos jogos do Chelsea, este ano, alguns jogos das ligas espanhola, francesa, inglesa e todas as jornadas das competições europeias. Esta exibição do Sporting não deve nada ao maravilhoso jogo que o Manchester United realizou esta semana. São, neste momento, as duas equipas que jogam o futebol mais bonito do Mundo.
Foi uma goleada que, contudo, soube a pouco para o futebol que o Sporting demonstrou. Este jogo não deixou dúvidas, aliás as dúvidas já eram poucas depois das vitórias em Braga e no Dragão: o Sporting é a melhor equipa portuguesa, pelo que se não for campeão haverá uma enorme injustiça.
Ouço muito dizer que o Porto é a equipa mais regular. Mas já demonstrei que o Sporting apenas perdeu 3 jogos em 38 jogos para o campeonato. O que é regularidade então?
Foi maravilhoso estar em Alvalade nesta sexta-feira à noite. O ambiente era o que se vivia em 2000 e 2002 quando fomos campeões. A exibição foi fabulosa. Novamente, fabulosa. E todo o estádio voltou a aplaudir a equipa. Sempre, de pé.
Quanto ao jogo, pouco há a dizer. Foi Sporting do princípio ao fim. Sempre, só Sporting. 2 golos em cada parte fizeram com que a equipa alcançasse mais uma vitória. Mas foi, mais uma vez, um golo mal anulado ao Liedson e dois penalties ficaram por marcar. E o guarda-redes do Marítimo foi o melhor jogador dos madeirenses, ao ser protagonista do lance do jogo em que foi defender uma bola ao canto superior esquerdo da sua baliza depois de um livre executado de forma perfeita por Rodrigo Tello.
Se tiverem possibilidade de ver o Sporting jogar, vão ao estádio. Vale a pena ver futebol a sério…independentemente das nossas camisolas. A minha é às riscas verdes e brancas e, quem sabe, para o ano, tenha, também, o escudo. De campeão nacional.
Quanto aos golos: Liedson(aos 12 segundos), Romagnoli(golão), Moutinho(decidido) e Alecsandro(grande jogada) foram os marcadores. Mas, repito, que 4-0 é muito pouco descrever o que, de facto, se passou em Alvalade.

Os motivos que fizeram com que apenas publicasse este artigo nesta terça-feira têm a ver com os tais motivos pessoais que referi há dias atrás. Contudo, acabei por esperar pelo resultado do Benfica. Empatou 0-0, num jogo que não vi. Não vou, porém, cansar os benfiquistas com a minha opinião acerca dos encarnados. Isto, porque estar durante 5 jogos a ouvir sempre as mesmas coisas, compreendo que não seja lá muito bom.

Mas no que interessa, em conversas sobre o título…o Benfica está fora. Quanto ao Sporting, estou muito contente pelas exibições. Dá gosto ver o Sporting jogar. Mas no que diz respeito ao título as coisas estão complicadas. Mas esperemos. Até porque a esperança, essa é verde.

Sem comentários: