quinta-feira, 12 de abril de 2007

Semelhanças...


Para vos dizer a verdade, segui os dois primeiros episódios do programa da TVI, "A Bela e o Mestre". Isto simplesmente, porque fiquei admirado da ignorância(acho injusto dizê-lo assim, porque, em directo, à frente das câmaras é tudo mais difícil e tornamo-nos mais desconcentrados, mas não encontrei outro termo) de algumas das belas, quando tinham de dizer quem estava nas imagens. Por exemplo, quando posso, vejo o programa "Um Contra Todos" da RTP, porque gosto de tentar responder às perguntas e acaba por ser, sempre, mais uma forma de aprendermos mais algumas coisas. Mas no Programa "A Bela e o Mestre", da TVI, a única coisa em que se aprendia qualquer coisa era quando se faziam perguntas às (mais ou menos, na minha opinião, se é que esta interessa para alguma coisa) belas. Mas no meio de tanta ordinarice, acabei por deixar de seguir o programa, como, de resto, acontece sempre que se segue o caminho da ordinarice em vez de seguir um caminho do serviço público. Sim, porque penso que todas as televisões, públicas ou privadas, têm o dever de ensinar, educar, aconselhar, etc, os cidadãos.

Só explico isto, porque não sou do género de pessoas que diz que não vê um certo programa, mas que o vê todos os dias. Sinceramente, vejo pouca televisão. Tenho os meus programas preferidos, que, curiosamente, dão, segunda, terça e quarta à mesma hora, em canais diferentes.

Mas quando coloquei a fotografia de Marques Mendes no último artigo, lembrei-me de um dos mestres que participou neste concurso. Falo-vos de Ricardo Lopes, de 29 anos. Podem não estar muito parecidos na fotografia, mas quem acompanhou, pelo menos, os dois primeiros domingos em que o programa deu, em directo, sabe que são muito parecidos. Têm os dois um estilo de discurso e postura racional, com pouca ou nenhuma emoção. Isto, apesar de não pôr em causa os conhecimentos de Ricardo Lopes. A forma de andar, de falar, de ser é completamente igual. Até fisicamente são muito semelhantes: baixos, com óculos e um olhar triste...
...Ah, é verdade, o Ricardo foi o primeiro a ser expulso do programa.

Sem comentários: