quarta-feira, 4 de abril de 2007

Sr.Vieira, sr.Vieira...



Já tinha escrito há um ano e sou agora forçado a bater no fundo: vou falar do senhor Vieira. Quem é o senhor Vieira? Quando se fala do futebol português, principalmente da parte mais grotesca, portanto, os dirigentes de alguns clubes, é sempre difícil de explicar. Mas, do que se sabe, Vieira chama-se Luís Filipe, mas é conhecido no mundo do futebol pelo bigode. A sua alcunha é “orelhas”. Foi, ou é, sócio do Porto e do Sporting. Foi Presidente do Alverca, clube que viu a sua equipa de futebol sénior acabar quando este senhor foi buscar 10 jogadores à equipa ribatejana. Não percebi, mas também não me interessa muito perceber, para onde foram os milhões que o Benfica deu ao Alverca pela aquisição de 10 jogadores, entre os quais estão os 5 milhões que se diz que o Benfica, já com o senhor Vieira como Presidente da SAD, gastou com a aquisição do passe do atleta Pedro Mantorras, a tal grande estrela…que acabou por nunca o ser.
O senhor Vieira, que se diz que cresceu a vender pneus é, hoje, Presidente do Sport Lisboa e Benfica. Tem a quarta classe e é conhecido por dizer bastantes vezes a palavra “prontos”, entre muitos outros disparates. Mas do pouco que eu compreendo do que ele diz, apreendi(não sei se estou certo ou errado…porque não se percebe muito bem o que este senhor diz) que admite não dar bilhetes para os adeptos do Sporting.
Ora, o que o senhor Vieira se esquece é que o Sporting (e todas as outras equipas) deu os devidos bilhetes ao Benfica, quando o clube da Luz o visitou. E, curiosamente, os únicos incidentes que ocorreram, este ano, em Alvalade foram precisamente entre as duas claques do Benfica, que se envolveram em cenas de pancadaria no final do encontro, quando Miccoli atirou a camisola para os Diabos Vermelhos, facto que fez com que os No Name Boys saltassem as grandes e começassem os confrontos entre as duas claques do “glorioso”.
Nunca ninguém me impediu de apoiar o meu clube. Nem os meus próprios pais. Por isso, sempre que posso, vou apoiar o Sporting. E vou sempre ver os jogos que o Sporting realiza em Lisboa, faça chuva, neve ou sol. É verdade que os dois estádios dos outros clubes de Lisboa que estão na primeira liga não têm condições para jogos de risco. Os adeptos do Sporting levam com pedras, garrafas, entre outros objectos perigosos. Mas estão sempre onde a equipa está para a apoiar.
Nos últimos anos, as claques do Sporting estiveram no Estádio da Luz e não me apercebi de qualquer incidente. É verdade que fomos muito mal tratados, tanto pela organização do jogo (será que existe organização?), como pelos adeptos do Benfica e até pelos agentes da autoridade.
É importante que se saiba que no ano passado eu fui à Luz com a claque Directivo Ultras XXI e que no percurso a pé até ao Colégio Militar fomos perto de 500 pessoas completamente sozinhas, sem um único polícia. Fomos pela estrada e eram os próprios membros da claque que organizavam as coisas, para que o trânsito não tivesse problemas. Neste percurso não houve um único incidente, apesar das pedras e dos balões de água que nos foram atirados. Foram perto de 20 ou 30 minutos em que estivemos entregues à sorte, num dia em que estiveram 62 mil benfiquistas no estádio. Repito: éramos 500. Chegámos ao Estádio, já em conjunto com as outras claques do Sporting e com a protecção policial por volta das 18:30. Desde essa hora que estávamos à espera para poder entrar. Contudo, entrei já aos 10 minutos de jogo. E fui das 10 primeiras pessoas que tinham ido com o Directivo a entrar no Estádio.
Nessa mais de uma hora que estivemos à porta, todos os adeptos do Benfica entravam à nossa frente, insultavam-nos e mandavam-nos objectos. A polícia não reagiu, nunca nos protegeu. Sendo o espaço onde estávamos muito reduzido, é evidente que os empurrões eram constantes. O que fazia a polícia? Batia nos adeptos que estavam à frente. Tudo porque o espaço onde estávamos simplesmente não era suficiente para tantos adeptos, que eram forçados a empurrar os outros até mesmo para respirar. Foi mais de uma hora em que estivemos completamente encurralados, sem condições, sem ajuda e sem protecção.
No ano anterior, mandaram-nos para uma garagem, onde entravam cerca de 400 pessoas de cada vez. Parecia uma prisão e eu que tinha levado a minha namorada tive dificuldades para respirar. O pior foi mesmo ela, que levou com um objecto na cabeça, curiosamente, vindo da zona onde estavam os adeptos do Benfica. Foi graças à compreensão, educação e boa-vontade dos ultras do Sporting que eu e a minha namorada passámos à frente daquela pequena multidão. Contudo, acabámos por estar perto de 30 minutos na garagem e mais 30 minutos à espera para entrar na mesma.
Comparemos com o que acontece em Alvalade e no Dragão. No Dragão, quando chegamos ao Estádio entramos imediatamente, andamos por lá com segurança e nunca vi lá um único incidente. Em Alvalade, quando chegam as claques de clubes adversários, entram logo no Estádio e os adeptos do Sporting esperam para que os outros entrem. Faz parte da educação receber bem os “convidados”. E a espera para se poder passar é reduzida.
Mas voltemos ao senhor Vieira. Para este senhor, todos são uns “inverdadeiros”. Sim, porque ele acha que dizer “mentira” é muito popular, então usa o termo “inverdade” para adjectivar tudo o que não corresponda à realidade. Coisas snobes…do Vieira, mas enfim!
É evidente que o público do Sporting que é conhecido por ser o clube de elite da cidade de Lisboa não acredita numa única palavra de um Presidente do Benfica como este. Aliás, na minha opinião, o principal aspecto que fez com que Dias da Cunha saísse de Alvalade foi o tal pacto que este tinha feito com o Benfica. Mas desta vez o senhor Vieira merece uma resposta, porque resolveu falar da polícia como sendo mentirosa, dos adeptos do Porto como sendo uns vândalos. Então o que é o senhor Vieira? Que foi responsável pela falência do Alverca? Além disso, quem tem a responsabilidade pelo facto dos adeptos do FC Porto estarem no “3ºandar” é a organização do jogo. Portanto, permitam-me que, na linha do que este senhor disse, adjective o senhor Vieira como burro, ou incompetente.
Houve confusão? Sim, houve. A culpa é do Benfica, da Polícia e dos adeptos do Porto. E que diz o Benfica sobre isto? Ou melhor, o que diz o senhor Vieira sobre isto? Que os adeptos do Sporting podem não ter direito a um único bilhete.
Se dependesse de mim, que gosto de remodelações, Vieira há muito teria saído do Benfica. Não tem classe para o lugar que ocupa. Nem competência. Quer dizer, pelo menos isto é o que eu acho. Se calhar, o Vieira era o melhor adepto que o Benfica tinha para ser Presidente. Não sei, nem me interessa. Apenas não compreendo como é que este senhor que disse que não queria reforços, mas que pretendia ter um homem na liga de clubes oferece credibilidade a alguém. Alguém tem dúvidas de que o campeonato que o Benfica ganhou foi manipulado? Eu cá não tenho. Nem uma. É só ver as regras do futebol…
O que Vieira fez foi pôr mais uma acha numa fogueira já grande. A violência acontece exactamente por decisões estúpidas (permitam-me que as adjective assim!) de pessoas como este senhor. Os adeptos do Sporting nada têm a ver com a incompetência dos dirigentes dos clubes rivais. Isso até nos dá gozo, principalmente porque a Sporting, SAD dá lucro há ano e meio, sem vender sequer uma única jóia. Estamos nos 3 clubes do Mundo que tem mais títulos (em todas as competições) e o Sporting ganhou todas as competições que tinha para ganhar em camadas jovens. Isso é o futuro e o Sporting já mostrou que é, neste momento, a melhor escola de futebol de toda a Europa. Criamos campeões.
Mas digo-vos mais. As claques do Sporting vão estar na Luz, independentemente do que diga o senhor Vieira e caso não deixem entrar os adeptos, a equipa não devia subir ao relvado. Há regras e são para ser cumpridas e espero que o Benfica, uma vez que seja, cumpra as regras. Estamos fartos de uma claque assassina que matou um adepto do Sporting e cujos membros estão por aí à solta, tendo incendiado a sede da Juve Leo e ferido um jogador do Vitória de Guimarães. Estamos fartos de jogos no Algarve. Estamos fartos de sermos mal tratados quando vamos jogar à Luz. Estamos fartos de arbitragens compradas pelo Benfica. Estamos fartos de ver nos jornais desportivos tudo de bom sobre o Benfica que vendem ilusões aos adeptos. Estamos fartos de comentadores completamente tendenciosos a favor do Benfica. Estamos fartos disto. Aliás, o Sporting tem sido o único clube grande que não está envolvido em processos como o do Apito Dourado. Melhor, foi o próprio Sporting que há muito apresentou esta questão. Mas isso não nos envaidece, porque nós gostamos é da festa, do desporto e não queremos ganhar de qualquer maneira. Somos pioneiros e continuamos a ser únicos na luta pela verdade desportiva em Portugal.
E quanto ao senhor Vieira, as coisas devem ser ditas assim: Vá-se lixar!

3 comentários:

Luis Cirilo disse...

Caro António:
Devo dizer-lhe que nutro um profundo desprezo pelo sr.Vieira.
Além de malcriado,sem nivel nem categoria para o lugar(embora para mim quanto pior for o presidente do slb...melhor)ainda é um dos principais responsáveis pelo estado a que o nosso futebol chegou.
é um individuo que pauta a sua presença no futebol pelo conflito,pela calunia e pela insinuação reles.
para ver a falta de nivel dele basta ver a recente amizade com carolina salgado depois dela o ter andado anos a insultar.
tenho esperança que ainda um destes dias a Justiça se dedique a investigar não apenas o caso Mantorras como tambem outros negocios do sr vieira.
se calhar ainda se vai arrepender de andar a cuspir para o ar...
quanto ao caso dos bilhetes:a liga tem regulamentos que sao para cumprir.
Não me parece que o "Saddam dos pneus" possa impedir a venda de ingressos a adeptos do Sporting.
pode é enveredar pela "hico espertice"de os colocar a preços astronómicos.
Sinceramente gostava muito que o Sporting ganhasse na Luz.de preferência com um golo no ultimo minuto,em fora de jogo e marcado com a mão !!!
Devia ser giro assistir á reacção do vieira...

João Faria disse...

Concordo plenamente com tudo o que disseste António,e acrescento ainda que se fosse eu o presidente do Sporting recusaria todo e qualquer tipo de conversação com gentinha reles deste tipo.

O que merece é que hoje seja completamente humilhado em plena Luz. Eu odeio espanhois,mas odeio mais esta gentinha reles.

Afinal a nossa tarja na luz podia ser outra...Poderíamos levar umas orelhas gigantes. Mas tinha que ter lá o nome dele porque certamente que sem isso ele não perceberia a quem se dirigia a tarja,pois realmente a falta de educação,nomeadamente acima da 4a classe, cria limitações muito profundas,que sao facilmente comprovaveis em luis orelhas vieira

Anónimo disse...

Mal recebidos na Luz?Queres ver que em Alvalade e nas antas recebem bem os adversários , principalmente o Benfica..Se te sentes mal na Luz tens bom remédio não vás.Pessoalmente prefiro ser indesejado quando me desloco aos estádios dos rivais pois só assim se sente esses jogos com grande emoção.