quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

As primeiras nomeações


Quando o Benfica precisa de uma ajuda grande, eis que surge a resolução do problema e com apenas duas palavras o Benfica vai conseguindo, em regra, os seus objectivos. Essas duas palavras são: Paulo Paraty. O mesmo que deu, completamente contra as leis do jogo, como válido um golo que consequência de uma falta evidente de Luizão sobre Ricardo na pequena área do Sporting. É que dizem as leis do jogo que dentro da pequena área não pode haver contacto físico entre o guarda-redes e um adversário.
Mas lá está. Mais uma vez, o Benfica precisa muito de uma ajuda-extra, que vem, normalmente, da arbitragem. Vai ter um jogo difícil contra o Vítória de Setúbal~, que na Taça da Liga vulgarizou e eliminou o Benfica sem grande dificuldade. Então a nomeação do árbitro para esse jogo foi a de Paulo Paraty. A mim, começa-me a parecer que a verdadeira arma secreta do Benfica é este árbitro, ao qual se recorre para ganhar uns jogos. Isto porque, pelos sucessivos erros grosseiros deste árbitro, Paraty está completamente impossibilitado de arbitrar um dos jogos mais importantes, que coloque o Benfica frente-a-frente com o Sporting ou com o Porto. É que na última vez que Paraty arbitrou errou inacreditavelmente, fazendo alterar-se por completo aquela que seria a normal classificação do campeonato.
A nomeação para o Boavista-Sporting é a de Bruno Paixão. Será auxiliado pelos já famosos Sérgio Lacroix e António Godinho. 2008 começa, assim, com algumas razões para os adeptos da verdade desportiva ficarem desconfiados. Até porque neste ano prometeu-se que o apito dourado iria ter resultados. E a mim já me começa a parecer que o Benfica pode ser campeão na secretaria...
Tendo em conta que há muitos interesses no momento de nomear e mexer nas categorias dos árbitros, eu solucionava o problema rapidamente: profissionalizava a arbitragem. Para que pudessem também ser castigados. Para responderem pelas suas irresponsabilidades. Estou convicto de que essa solução iria aumentar a competência dos árbitros portugueses. A competência e a qualidade. E os árbitros portugueses voltavam a ir com maior frequência e em maior número arbitrar nos grandes palcos e nos grandes jogos por esse Mundo fora. Ou então que se mandem vir árbitros estrangeiros e isentos para apitar os jogos da Primeira Liga.
Porque há muito tempo que a arbitragem portuguesa perdeu a credibilidade. A arbitragem e quem os nomeia, quem os observa e quem tem o poder de mexer na sua categoria.
A Liga Portuguesa é mesmo uma aldrabice. Completa! Uma aldrabice, de que começo a sentir vergonha...

Sem comentários: