segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Sporting - Porto, 2007/08 (2-0)


Os jogos entre o Sporting e o Porto são sempre os melhores jogos de futebol em Portugal. Porque não são apenas duas equipas que se defrontam. São duas histórias. Duas identidades. As identidades que estão melhor definidas em Portugal.
Em nenhum destes clubes se prometem ciclos vitoriosos. Não se promete ter uma equipa para ser a melhor do mundo em x tempo. Porque, em Portugal, isso não se pode fazer, apesar de, na minha opinião, o FC Porto ser uma das melhores equipas de futebol da Europa e, na minha opinião, tem de ser encarado como candidato ao título europeu.

Confesso que quando entrei no estádio, sentia que muito dificilmente o Sporting iria ganhar o jogo. Qualquer pessoa realista sentia o mesmo que eu. Mas o ambiente estava quente e as bancadas vestiram-se a rigor. O azul, de um lado, mas predominava o verde, do outro. As claques montaram uma festa enorme à volta das duas equipas. Era, como, e muito bem, dizia, numa faixa, a Torcida Verde a prova de um "AMOR INIMITÁVEL". Como é hábito, tocou o "cheira bem, cheira a Lisboa" e o clássico tinha tudo para ser uma grande festa e não só um grande jogo de futebol.

Quando as equipas entraram em campo, via-se bem que os jogadores do Sporting estavam sensibilizados com todo aquele apoio. Era o dia ideal para a afirmação de Rui Patrício e de Pereirinha. E tudo lhes correu na perfeição. O jogo foi bem disputado e o Sporting teve a sorte de o ganhar. Mas não foi só sorte. O Sporting ganhou, na minha opinião, porque esteve melhor que o Porto. Esteve bem na defesa, ao contrário de uma nervosa defesa do Porto. No ataque, o Sporting foi super-eficaz e o Porto foi muitíssimo perdulário. Nesta análise, a vitória do Sporting é justa, mas a verdade é que nenhuma das equipas merecia perder este jogo.

Se analisarmos a exibição de jogador a jogador, vemos que toda a equipa do Sporting esteve bem. Excepto os suplentes, que nada trouxeram de novo. No Porto não foi bem assim. Quaresma, Lucho, Raul Meireles e Bruno Alves estiveram abaixo do que deles se esperaria. E Helton fez um frango...! Por mérito do Sporting. Dos jogadores e dos adeptos que embalaram a equipa para uma inspirada exibição.

Destaco neste jogo, a saída de Quaresma, quando foi substituído. Foi aplaudido de pé. Quando esteve em campo, todos o tentávamos pressionar. E conseguimos. Mas quando saiu, eu próprio me levantei para o aplaudir. Ele retribuiu. Nestas coisas, os adeptos de Porto e Sporting são semelhantes. Lembro-me de ver os adeptos do Porto aplaudirem Drulovic quando este jogava no Benfica. No Sporting, aplaudimos os nossos meninos. Deu-me muitas alegrias o Quaresma...

Terminado o jogo, os adeptos das duas equipas puseram bandeiras no ar, agitaram os cachecois e cantaram o seu amor aos seus clubes. Começou, desenrolou-se e terminou em clima de festa mais um magnífico clássico do futebol português.

Quanto a contas, o Sporting continua a 11 pontos do Porto e a 3 do Benfica. Mas o Benfica terá de ir ao Dragão e a Alvalade. As coisas estão a parecer recompor-se. Oxalá isso aconteça. Não deixa de ser curioso que nos últimos 4 jogos entre Sporting e Porto, o Sporting ganhou 3. O único que perdeu foi graças a um golo irregular. Essa é que é essa!

Quanto ao Porto, uma última e justa palavra. Se for campeão, será um justo campeão. Festejo os golos do Porto na Europa como se fossem golos da minha equipa. O Porto também me dá algumas alegrias, enquanto adepto do (bom) futebol português que sou. Apesar de ser, e assumo isso, adepto fanático pelo Sporting, posso dizer que simpatizo com o FC Porto. Principalmente nas aventuras europeias. Excepto no dia dos jogos entre Sporting e Porto, obviamente.

Sendo assim, termino como os jogadores de futebol dizem: bom jogo! Boa sorte para o resto do campeonato.

2 comentários:

rei dolce disse...

parabéns ao sporting pela vitoria, o meu FCP julgo que não esteve mal, mas para além de ter falhado muitos golos, o helton ainda deu duas ajudinhas...
bem, com os resultados desta jornada o equilibrio aumentou, é certo que o FCP ainda tem um bom avanço, mas o segundo lugar esta mais renhido!!

Anónimo disse...

gostas pouco de lamber o cu aos tripeiros!