sábado, 12 de janeiro de 2008

A irresponsabilidade socialista - o novo aeroporto


Os últimos meses puseram a nu a política de obras públicas do governo socialista. Há uns meses, é importante não esquecer, o ministro que tutela a pasta das obras públicas disse que o aeroporto "jamais" poderia ser na margem sul do Tejo, porque, segundo o próprio disse, na margem sul não há hospitais, não há escolas, não há estradas,...Fantástico. Destas afirmações podemos ter duas leituras, as duas interessantes. Primeiro, não há escolas, hospitais, estradas, etc., na margem sul porquê? Pois é verdade, que por (ir)responsabilidade do governo socialista se estão a fechar hospitais por todo o país, as escolas não têm condições e os resultados dos exames continuam a mostrar a mediocridade de onde tarda em sair o estado da educação em Portugal. Mas disso poderemos falar noutra altura.
O segundo ponto é, para o contexto, mais importante. Ou melhor, mais grave.
O Governo e o Partido Socialista insistiram durante ANOS em optar pela Ota para localização de um futuro aeroporto. Nunca ninguém percebeu porquê. Mas o Governo e o Partido Socialista foram dizendo que a Ota era o local mais adequado de acordo com vários estudos. Tendo em conta a dimensão de um investimento destes, é de extrema obrigatoriedade a execução de todos os estudos, para que, depois de um impasse de tanto tempo, se tomasse a decisão certa. Até há uns dias, a decisão certa, para o ministro Mário Lino, para o PS e para o Governo, era a Ota.Chegou-se ao ponto de dizer que a decisão estava praticamente tomada e que só mudaria por milagre. E não é que o milagre aconteceu? José Sócrates veio a público, em directo, desautorizar o ministro que sempre se batera pela Ota, mudando tudo e afirmando que o futuro aeroporto de Lisboa seria, afinal, em Alcochete. É fantástico como um estudo muda tudo. O mais grave é que esse estudo mostrou que o Governo Socialista estava muito perto de tomar uma decisão que era nem a melhor, nem a mais barata. Contudo, de acordo com o que percebi esse era um estudo comparativo. Mas só comparava a Ota com Alcochete. Então e, por exemplo, Portela+1? Não consigo entender como é que pode ser possível ser mais barato construir um novo aeroporto, que vai implicar a construção de uma terceira ponte sobre o Tejo e muitas obras, nomeadamente, de acessos, em vez de se manter o aeroporto onde está e ir-se construindo, faseadamente, um outro aeroporto. Seja na Ota, seja em Alcochete ou no Montijo. Seja onde for. Terá mesmo de se construir um novo grande aeroporto? Será mesmo que não bastaria optar por um local em que se pudesse fazer um aeroporto que servisse de "ajuda" ao da Portela num espaço para que pudesse ser expandido futuramente? Eu não sei, mas pelos vistos também não se estudo isso. Porque não se quis fazer estudos sobre isso. Como não quis o Governo Socialista fazer um estudo comparativo entre Alcochete e a Ota, que feito por privados acabou por travar o que seria uma péssima decisão do governo socialista.
O PS esteve perto, perto de tomar uma decisão muitíssimo irresponsável e só pode culpabilizar-se a si próprio. O senhor ministro que tanta propaganda fazia à Ota teve de engolir um grande sapo. Mais. O aeroporto vais mesmo ser na margem sul, onde "jamais" poderia ser. Palavras do senhor ministro. É preciso não ter vergonha para continuar no governo. Se fosse no tempo em que o dr.Pedro Santana Lopes foi primeiro-ministro, provavelmente, não era precisa uma situação como esta para se fazer cair o governo. Mas graças a Deus temos um Presidente da República que põe a estabilidade e os interesses de Portugal à frente dos seus interesses e dos interesses do seu partido.
Na mesma semana em que José Sócrates foi, pela primeira vez, claramente derrotado na Assembleia da República, a decisão do novo aeroporto, se é que desta vez é mesmo definitiva, volta a pôr a nu o (des)governo socialista.

3 comentários:

Anónimo disse...

Creio que nao existem diferencas significativas entre as duas localizacoes do Novo Aeroporto.

Ota 40km mais perto de Regiao Centro e mais perto da Regiao Oeste e Sintra e com melhores acessos terrestres.

Alcochete mais perto 40 km da Regiao do Alentejo e Setubal e mais longe de Sintra, Oeste e Regiao Centro.

O mais grave é que o Aeroporto ainda nao esta feito e a Portela esta saturada e no meio da cidade de Lisboa.

Lisboa perde milhoes de passageiros porque nao ha mais espaco fisico, nem horarios para aterrar os avioes.

Novo Aeroporto pretende ser uma infra-estrutura capaz de dar resposta durante muitos anos as necessidades de trafego de passageiros como as mercadorias.

Espero no entanto que o novo Aeroporto comece por ser pequena pista para aterragem de avioes Low-Cost e que so mais tarde se venha a transformar num verdadeiro Aeroporto substituto da Portela, porque urgencia mais grande nao é substituir a Portela, mas ganhar capacidade Aeroportuaria para aterrar avioes perto de Lisboa.

Anónimo disse...

«"jamais" poderia ser. Palavras do senhor ministro»

Isto não é verdade e já foi repetido centenas de vezes, nomeadamente na TVI. É uma manipulação desnecessária porque o ministro Lino, que comparou (isso sim)a margem sul a um deserto, já faz o esforço suficiente para não ser levado a sério e não precisa de ajuda nessa matéria. O que o ministro disse foi que os ambientalistas lhe tinham dito que na margem sul "jamais". O que é substancialmente diferente.

A culpa de dezenas de anos de impasse na questão do novo aeroporto não é só dos socialistas certamente...
Quem pensa pela sua própria cabeça sabe que PS e PSD repartem culpas nesta, como em muitas outras questões.

Santana Lopes não é PM porque os portugueses não votaram nele.

Consciência Critica disse...

Peço desculpa pelo abuso de publicitar um post meu, nunca o fiz antes mas penso que desta vez compreenderão. Lancei um repto à blogosfera. Um dia de Negro como profundo protesto! Abraço CC