terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Inevitável


O Sporting passa por um momento difícil. Ou joga muito mal e empata. Ou joga o suficiente e ganha com sorte. Ou joga, relativamente, bem e perde.
Há tempos disse que a saída de Carlos Freitas era o primeiro passo que devia ter sido dado. Não é o único e a sua saída não resolve os vastos e complexos problemas com que o Sporting se depara. Mas é algo de positivo.
Como estou em altura de exames, não pude ler com exactidão os motivos desta saída. Mas um dos motivos que Carlos Freitas invoca para ter continuado no Sporting, depois do período de reflexão em Outubro, é o facto de, na altura, não ser o momento certo. Então, o que o primeiro responsável pelo reforço do plantel do Sporting fez foi esperar pelo momento em que pode, finalmente, reforçar o plantel. Para bater com a porta.
Se o Benfica gasta milhões todos os anos para ir buscar jogadores medíocres, o Sporting não poderia ir ao mercado, constantemente, fazer "remates ao lado". Eu podia dar vários exemplos. Mas deixo só o do Alecsandro, que, só de si, já explica o que estou a dizer.
Do mesmo modo em que há tempos Rui Meireles teve de sair, Carlos Freitas também tinha. Ao contrário de outros clubes, no Sporting, a voz dos adeptos e, sobretudo, dos seus sócios (e accionistas!) é muito importante. Se a permanência de Freitas no Sporting causava a indignação da generalidade dos fiéis adeptos, não havia outra solução. Esta indignação não foi só das claques, como muitos quiseram dar a entender.
Sai Carlos Freitas, mas os problemas do Sporting não acabaram aqui. Como não há forma de, neste momento, prevenir os males do clube, então não há outra solução senão a de ir ao mercado investir em bons jogadores. Porque Paulo Bento está a errar na minha opinião ao não continuar a apostar na formação, tendo jogadores como Adrien Silva e Pereirinha, claramente a subir de rendimento, no banco de suplentes. Mas, pelo menos por agora, Paulo Bento merece a minha total confiança.


Quanto a Paredes, o Sporting esteve mal. Poderia ter negociado o seu passe já que o jogador não fez um minuto no campeonato. Era normal estar descontente. Como Paredes, o Sporting também deveria estar interessado em negociar alguns dos seus jogadores. Ronny devia sair por empréstimo e Farnerud em definitivo. Não faltarão interessados. Por pouco dinheiro que se venda, o Sporting fica sempre a ganhar vendendo o Farnerud. Menos um salário para pagar, mais dinheiro em caixa e, acima de tudo, menos um jogador a mais.
Algo de errado se está a passar. O Sporting não consegue vender os seus jogadores de segunda linha, cedendo-os sempre em troca de coisa nenhuma. Vive à custa de uma venda anual de um jogador. Que, normalmente, se torna um dos melhores jogadores do Mundo. Assim não pode continuar!

Sem comentários: