domingo, 27 de janeiro de 2008

Os olhos do mundo num estádio de futebol


Há jogos de futebol absolutamente formidáveis. Por duas razões simples, apesar de diferentes: ou porque são grandes jogos ou porque são jogos em que vão jogar os potenciais melhores jogadores do Mundo. E não tenhamos dúvidas. Em Portugal só há um jogo desses. É o Sporting - Porto.
O Sporting, porque é uma das escolas de referência da Europa do futebol moderno. Foi no Sporting que nasceram dois jogadores que vão ficar na memória como os melhores do Mundo. Um deles é Luis Figo, que já ganhou o estatuto de melhor jogador do Mundo. O outro é Cristiano Ronaldo, que será conseguirá esse estatuto, provavelmente já no próximo ano, apesar de, na minha opinião, já ser o melhor jogador do Mundo.
O Porto, porque é no Porto que explodem os talentos de grandes campeões, que depois também vão jogar nos melhores clubes do Mundo. Entre outros, Ricardo Carvalho e Pepe são indisutiveis na defesa de duas das melhores equipas do Mundo. No meio-campo, Diego é cobiçado pelos gigantes europeus. Mas também foi o Porto que exportou Maniche, Costinha e Deco. Todos eles foram, ou ainda são, peças importantes na selecção nacional. No ataque, Hugo Almeida é a referência do ataque de um dos grandes clubes alemães.
Este ano, o clássico já não vai contar com dois desses exemplos. Nani e Anderson, defrontaram-se no ano passado, mas este ano são colegas de equipa no, todo-poderoso, Manchester United. Mas, mais uma vez, os gigantes europeus vão estar em Alvalade para ver os melhores jogadores a actuar no campeonato português. Entre os leões, destaca-se Miguel Veloso, cobiçado por Atlético de Madrid, Arsenal, Manchester e Real Madrid, Liedson, que vai ser seguido de perto pelos responsáveis do Valência. Mas, também, Polga, Moutinho(Barcelona) e Izmailov vão estar debaixo de olho. O lote de jogadores dragões cobiçados é bem mais vasto. Desde Bruno Alves e Bosingwa, passando Raúl Meireles, Lucho Gonzalez até Quaresma. O Mundo está, de facto, de olho nestes grandes jogadores.
Apesar de não haver grande diferença de qualidade de jogadores, existe uma diferença enorme no que respeita à qualidade do futebol praticado pelas duas equipas. O Porto está bem mais forte e se ganhar ficará 17 pontos à frente do Sporting. Por outras palavras, poderá encomendar amanhã de manhã as faixas de campeão. E, na minha opinião, deverá apostar forte na conquista da Liga dos Campeões, já que tem toda a qualidade para lutar com as grandes equipas desta Europa.
Não vai ser um jogo tão decisivo como nos anos anteriores. Porque as coisas, este ano, não correram bem ao Sporting. O Porto é a melhor equipa portuguesa. De longe. Por isso tem de ser considerado favorito. Mas como dizia o outro: são 11 contra 11 e a bola é redonda...
Que seja um bom jogo, é só isso que eu, este ano, posso esperar.

Sem comentários: