domingo, 19 de outubro de 2008

Costa sempre a meter água


Estes últimos tempos foram fundamentais para os lisboetas. É que os munícipes da capital ficaram a saber, nestes últimos tempos, quem se candidatou à presidência da Câmara sem nenhum projecto.
Lembro-me que, quando Costa se candidatou, prometeu apenas "reparar as pequenas coisas, os pequenos problemas, das vidas dos lisboetas". Exemplificou com os buracos nas ruas. Isso era pouco, mas era o mínimo que o candidato socialista podia e devia cumprir. Não cumpriu.
Então e a responsabilidade das inundações é de quem? Preocupa-me que baste chover durante meia hora para que partes da cidade se tornem num caos. E o engraçado é que o famoso Túnel, aquele que resolveu o problema de largos milhares de pessoas, e com o qual a esquerda teimou em embirrar, nunca inundou.
Mais! Hoje, os lisboetas sabem quem diz o que diz e quem faz o que faz. Sabem quem é cúmplice dos socialistas do desastre que tornaram a vida dos lisboetas.
Hoje, os lisboetas pensam que Costa, e toda aquela sua equipa, está na Câmara apenas para marcar o ponto. Porque não há nada que mostre que eles estiveram a trabalhar. E os lisboetas sabem bem quem trabalhou exaustivamente na defesa do interesse de todos aqueles que vivem na capital do país.
Mas o Santana é que não tem credibilidade. Porquê? Porque fez as obras que devia ter feito, contra a vontade da esquerda? Porque quis dinamizar a cultura na cidade, contra a vontade da esquerda? Porque quis trazer os jovens para a cidade e revitalizar o centro de Lisboa, enquanto a esquerda, quando esteve na Câmara, nada fez? É que bem me lembro eu daquela noite em que a Avenida da Liberdade só não ardeu toda porque estavam lá várias centenas de bombeiros...
Santana não tem credibilidade? Será que não tem mesmo? Foi arguido nalgum processo de pedofilia? Ganhou alguma coisa que não merecia, ou que não lhe era legítimo receber? É corrupto? Nada disso. Santana mexe muito nas pessoas, sobretudo de esquerda, porque foi o candidato que deu vida à cidade, que prometeu e fez, que teve a coragem de dar o corpo às balas nos mais difíceis desafios que o PSD teve nos últimos 15 anos. Santana é odeado porque tinha razão, quando o criticaram. E tinha razão SEMPRE! Daí tanto ressentimento...
Mas o povo já não se engana, e vai mesmo votar no Santana. Porque, na hora de votar, os lisboetas vão ter dois candidatos: o que prometeu e fez, e o que pouco prometeu e não fez.
O PSD vai ganhar a Câmara porque os lisboetas estão fartos de ter um presidente da Câmara em part-time, que não resolve os problemas e que não tem nada em vista para dar qualquer coisa de novo, de bom e de útil à cidade. Os lisboetas quando pegam nos jornais, podem ler que Santana afinal não é o homem das casas. Não é o homem da dívida. Porque, para chegar a essa conclusão, basta ver quantas e com que rendas foram dadas as casas. E também quais foram os mandatos que aumentaram brutalmente a dívida da Câmara.
E chega da conversa. Porque os lisboetas estão fartos das cheias, dos incêndios e de ter os problemas de sempre. A capital do país e os seus munícipes não merecem que os tratem assim.
Para o ano que vem, Santana Lopes vai ganhar nos bairros, nos comerciantes, nos artistas, nos automobilistas, na classe média e em todas as freguesias. Por isso, não poderemos dizer que ele vai ganhar contra tudo e contra todos. Diremos, no próximo ano, apenas que Santana ganhou porque essa era a grande vontade de um número esmagador dos eleitores lisboetas.
E para utilizar a palavra do cartaz socialista, em bom rigor será mesmo assim que as coisas vão acontecer.

Sem comentários: