quinta-feira, 16 de outubro de 2008

E o burro sou eu?


A selecção nacional de futebol está à beira de não ir à África do Sul jogar o Campeonato do Mundo de futebol de 2010.
Porque perdemos mais pontos em quatro jogos, com Queiróz, do que em toda a fase de apuramento para o Mundial de 2006, com Scolari, competição em que obtivemos o quarto lugar.
Mas o burro sou porque critiquei a vinda de Queiróz para a selecção. O burro sou eu por achar que esta selecção pode fazer mais do que aquilo que faz com este treinador. O burro sou eu porque penso que a convocatória de Queiróz é uma mera soma de nomes. O burro sou eu porque creio que, no futebol, o todo é incomparavelmente maior do que a simples soma das partes.
A comparação Queiróz-Scolari é simples e fácil de se fazer. É que os melhores minutos da selecção de Queiróz equivale ao pior da equipa de Scolari. O brasileiro excedeu as expectativas, o português nem sequer cumpre os mínimos.
O problema não é, contudo, só Queiróz. É estrutural. Disse, e com muita razão, um dia, o professor Jesualdo Ferreira, que "ninguém pensa o futebol português". Estamos a colher hoje os frutos da gestão desportiva desastrada de todo um sistema que não se adaptou ao desenvolvimento das superpotências da formação. As selecções nacionais, incluindo a de sub-21, são a consequência do número de jogadores estrangeiros e da falta de integração dos jogadores nacionais nas selecções. Mas essas são outras questões, normais em Portugal, que devem ser debatidas numa outra altura.
Será que o burro sou eu quando há um treinador que precisa de ter Deco, Ronaldo e mais nove para ganhar os jogos? Quem não consegue ganhar a uma equipa fraquíssima jogando com jogadores de top não sabe o suficiente para estar sentado num banco de suplentes.
Portugal precisa, agora, de ganhar todos os jogoas. E mesmo que ganhe todos os jogos, depende da Dinamarca. Portanto, o que se pode dizer é que tudo isto é uma vergonha. Temos um treinador-adjunto como seleccionador nacional. E as consequências disso foram a derrota, em casa, contra uns pernas de pau da Dinamarca, um empate num jogo vazio e sem história na Suécia e um empate em casa contra dez jogadores de uma equipa de terceira linha do futebol europeu. Mas o burro sou eu, e o pobre do Scolari...
Sinto-me envergonhado com esta selecção nacional, por culpa de Queiróz. Sou forçado a dizer que, talvez, não valha a pena irmos ao Mundial. Com este treinador, a jogar assim, para quê lá ir?
Além de ser um treinador péssimo, como pessoa, Queiróz é um cobarde. Como treinador, sabe o suficiente para ganhar, com uma equipa de grandes jogadores, o campeonato do Mundo dos miúdos. Estamos-lhe muito gratos por esse feito de há 20 anos! Mas é só.
Tenho, hoje, muita pena que Queiróz não tenha aceite o convite para ser treinador do Benfica. Porque o Benfica, com ele, seria campeão dos campeões. Mas no campo das vitórias morais. No fundo, seria como esta selecção nacional, que ontem somou mais uma vitória moral, juntando a outras duas. 4 jogos, 3 vitórias morais. Feito notável!
Em suma, o burro sou eu, que tinha razão. E tantas críticas ouvi eu!...O que eu gosto é muito deste país. E termino, deixando um desafio claro ao professor Queiróz: se gosta do país, demita-se, vá embora e tenha muita sorte num qualquer lugar distante daqui. Leve consigo esses meias-lecas, e os Hugos Almeidas e todas essas nulidades. É que nós, que somos burros, exigimos que a selecção nacional de futebol esteja no Mundial de 2010. Essa exigência é legítima. E o maior problema é você, que comprometeu seriamente aquilo que expectávamos. Seja humilde, patriotista e sensato: por favor, vá embora.

4 comentários:

Anónimo disse...

É difícil fazer melhor com aquela equipa. Não se trata de uma equipa de jogadores de top, mas uma equipa de jogadores talentosos que encara os jogos da selecção nacional como um treino para apurar os seus dotes técnicos e conquistar os adeptos com umas fintas, uns dribles e uns remates de longe. Jogar em equipa é para fracos, pensam eles. Não me importo com a inclusão de Hugo Almeida. Não há ninguém melhor em Portugal (Postiga? pelo amor de deus). E quem dá o que tem, a mais não é obrigado. Importo-me sim, com a inclusão de Moutinhos, Nanis e Quaresmas. Jogadores que nasceram com jeito prá bola, mas alguém tem que lhes lembrar que há outros jogadores no campo. Não me importava que dessem um tempo de antena a um José Pedro, um Rúben Amorim, um Jorge Gonçalves ou a um César Peixoto. Pelo futebol mais objectivo.
Não se esqueçam que, num passado recente, Luis Aragonés ganhou um campeonato Europeu com jogadores do Getafe, Villareal e Saragoça, deixando de fora Raúls, Joaquins e Reyes.

Anónimo disse...

Concordo contigo quando dizes que esta qualificação está a ser miserável , aliás como qualquer outro português com 2 dedos de testa.Agora parece é que tu não queres mesmo que Portugal vá ao Mundial para poderes destilar veneno contra o Queirós.
Até te percebo.Como benfiquista também nunca iria gostar de Artur Jorge como seleccionador e cairia em cima dele por cada mau resultado.No entanto não deixa de ser uma visão parcial e como tal distorcida da realidade.
Abraço

Anónimo disse...

Caro Antonio

Sou obrigado a dar alguma razao ao anonimo do post anterior. Nao deixo de partilhar algumas opinioes consigo, mas reconheco no seu discurso argumentos e verborreia muito similares aos dos adeptos Sportinguistas filiados no Anti-Bento FC...

Tambem eu acho que Queiroz nao tem estofo para treinar a Seleccao. Mas parece-me evidente que a qualidade do futebol praticado, pelo menos nos dois primeiros jogos "a doer", foi muito interessante. O que tambem me parece evidente e que Queiroz prepara relativamente bem os jogos e monta bem as equipas. O problema maior surge na leitura dos desafios e na intervencao a partir do banco. A isso junta-se alguma falta de sorte (vide encontro com a Dinamarca, porque com a Suecia penso que o empate acabou por ser lisonjeiro) e tendencia para ser manipulado pela Imprensa (que tanto o protege como ataca ferozmente - vide capa de A Bola, a rocar o grotesco).

Estabeleci o paralelismo com Bento e o Sporting porque isto me parece obvio: Scolari esteve para a Seleccao como Paulo Bento esta para o Sporting. Nao ha insubstituiveis, mas sao duas pessoas cuja (inevitavel) sucessao tera que ser muito, mas mesmo muito bem planeada.

Por ultimo, tambem concordo com o villar... mas se o Scolari conseguiu qualificar Portugal para tudo com estes mesmos jogadores (e sou o primeiro a dizer que a equipa Portuguesa esta sobrevalorizada porque toda a gente pensa que temos uma das melhores equipas do Mundo e, sinceramente, nao e bem assim), o minimo exigivel a Queiroz e que faca o mesmo. Sempre quero ver se em caso de nao apuramento (que sinceramente nao desejo nem vislumbro ainda de forma tao categorica como algumas pessoas) ele tera coragem de se demitir. Porque este senhor tem um contrato de 4, sim, quatro, anos. E se falhar uma qualificacao nao nos passa pela cabeca, manter o treinador responsavel por isso ainda menos.

Saudacoes Leoninas
Petinga

Anónimo disse...

sou parcialmente Benfiquista por querer uma equipa mais lutadora e trabalhadora do que uma equipa de circo? pelo amor de deus. Não é por termos uma equipa de jogadores tecnicistas que vamos lá. Jogadores que estão mais interessados na sua inclusão a titulares do que no rendimento da equipa em si. Isso viu-se pelo exagero de fintas, dribles e pouca objectividade. Por mim, chamava os extremos Ronaldo, Simão e mais 2 jogadores da liga (nos proximos 2 jogos, para abrir a pestana a certos jogadores).