domingo, 22 de fevereiro de 2009

Medo? De quê?


A vitória do Sporting sobre o Benfica é positiva, antes de mais, porque, de certa forma, relança o Sporting na luta pelo título e ajuda a imprevisibilidade do campeonato.
Mas há outros pontos positivos desta noite. A vitória do Sporting foi uma vitória dos adeptos que quiseram, numa altura muitíssimo crítica, apoiar a equipa. Foi uma vitória da equipa que lutou destemidamente pela vitória. Foi uma vitória de Paulo Bento, porque conseguiu motivar a equipa e, apesar das várias baixas e da lesão de Postiga ainda na primeira parte, colocou em campo onze jogadores capazes de constituir uma equipa que pratica bom futebol. E que ganha. Foi uma vitória de Soares Franco e da actual direcção, porque ficou demonstrado que uma equipa feita com a prata da casa é capaz de vencer um Benfica reforçado, à custa de largos milhões de euros, com alguns jogadores de alta craveira.
Foi uma vitória construída durante 90 minutos de bom futebol. Repito: construída. Fomos melhores desde o princípio e muitas foram as vezes em que encostámos o Benfica às cordas. Muitas foram as vezes em que, por mérito nosso, a defesa benfiquista entrou em desnorte. Muitas foram as oportunidades criadas, além dos golos marcados.
Permitam-me que quando fale do Sporting use a primeira pessoa do plural, porque o Sporting somos todos.
Gostava apenas de deixar uma palavra mais, sobre a arbitragem: não vi, depois de saír do estádio, qualquer imagem, qualquer repetição, de lances duvidosos. Do que vi no estádio, a actuação do benfiquista Benquerença foi quase irrepreensível. Assinalou (e bem) o penalty a favor do Benfica e do penalty que se fala a favor do Sporting, confesso que (talvez pelo facto do meu lugar ser distante do local da possível falta) não vi. Se fosse eu, do meu lugar, não o marcaria.
Não houve jogadores por expulsar, nem foras-de-jogo discutíveis, nem grandes casos, pelo que vi no estádio. Os jogadores ajudaram a tarefa do árbitro e contribuíram para que a vitória do Sporting fosse clara, limpa, sem-espinhas...
O único erro claro do árbitro aconteceu aos 30 minutos, em que um defesa do Sporting tira a bola a Reyes, este atira-se para o chão e o árbitro assinala livre. Neste lance, o Benfica atira a bola ao poste.
Na próxima quarta-feira, recebemos o Bayern de Munique e seguimos todos (incluindo eu, espero) para o Porto no próximo fim-de-semana. São equipas de top, melhores do que o Benfica certamente. Mas nós somos o Sporting. Somos nós que temos uma curva belíssima. E uma equipa fantástica. O que ficou demonstrado nesta noite. Por isso, porquê ter medo? Se houver dúvidas, então que nos inspiremos numa frase conhecida de Obama, escrita num estandarte da Juve Leo, que diz uma coisa muito simples: YES, WE CAN.

5 comentários:

João António disse...

Sem espinhas ! Mas o que mais irrita é ouvir e ver certos comentadores a cuspir que o Sporting não ganhou... o Benfica é que perdeu !

Anónimo disse...

se o sporting nao tivesse ganho obvio que estarias a falar de muitos erros do arbitro quase tao ridiculos como essa treta do reyes

luis cirilo disse...

Foi uma vitória justissima que só pecou por escassa.
Mais dois golos a favor do Sporting seriam perfeitamente naturais.
Quanto ao Olegário é que não estamos de acordo.
O penalty a favor do Sporting é clarissimo e existe um lance em que o Rochemback derruba (desnecessariamente) Aimar que também me pareceu merecedor de castigo máximo.
Mas o Olegário é assim.
Penaltys contra o SLB nem pensar.
A favôr do SLB se nao marcou é porque nao viu.

António Lopes da Costa disse...

De facto, depois de chegar a casa e ver nas repetições, penso que existiu, de facto, mão de Maxi Pereira e que deveria ter sido assinalado o penalty. No estádio, não me apercebi dessa mão, mas o meu lugar situa-se quase no lado oposto ao da falta, mesmo em frente à área onde vi o penalty sobre Suazo.
Parece-me claro que, vistas as imagens televisivas, deveria haver sumaríssimo para Luisão (por agressão manifesta a Liedson). Nos outros lances, tenho dúvidas na falta de Rochemback sobre Aimar, porque me parece ter havido até obstrução do argentino.
O que fica é uma vitória justa do Sporting, que poderia ter sido mais ampliada. Se o fosse, o Sporting estaria à frente do Benfica. Se não tiver, talvez a grande penalidade não assinalada contra o Benfica possa ter influência directa na classificação final do campeonato. Esperemos que não.

De todo o modo, desejo sorte ao árbitro para o jogo de amanhã e espero que o Sporting vença o Bayern. Boa sorte também ao Braga e parabéns ao Porto pela prestação desta noite. Não desejo sorte a mais nenhuma equipa portuguesa porque não há mais nenhuma a participar em competições europeias...

Um abraço

Anónimo disse...

Este anonimo é ridiculo. Parece que tem medo de alguma coisa, para nao se pronunciar sobre a sua identificação. Se calhar foi pelo BANHO de bola que apanhou nesse dia...