quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O que eu diria hoje ao Miguel Veloso


Enquanto sportinguista e enquanto adepto de futebol, desejo o melhor possível para o Miguel Veloso e parece-me evidente que não seria bom para o Miguel se saísse para uma equipa medíocre da Liga Inglesa, que não tem presença garantida nas competições europeias e que está, neste momento, a quatro pontos da linha de água.
Não era bom para o Miguel saír para o Bolton, como não era bom para Moutinho saír para o Everton. Iriam ficar arredados da possibilidade de jogar na Liga dos Campeões e podiam caír na vergonha de defrontar o Sporting ou uma equipa mais fraca da liga portuguesa e...perder.
Miguel Veloso não tem neste momento argumentos para ser titular no Sporting, pelo que não tem qualquer motivo para ambicionar a saída, e muito menos para equipa de qualidade superior à que tem a equipa do Sporting. É disso que Miguel Veloso tem de tomar consciência. Porque quem não trabalha, não pode esperar subir na carreira e ter salários mais altos.
Não é certo que, só por se ser das escolas do Sporting, se possa chegar ao top of the tops do futebol mundial, como aconteceu, na última década, com Figo e Cristiano Ronaldo. Foram dois, que chegaram ao topo com muito esforço, trabalho e suor. Simão Sabrosa nunca vingou verdadeiramente numa equipa de topo. Hugo Viana idem. Nani e Quaresma estão, passado tanto tempo, ainda a lutar para vingar nos seus clubes.
Por isso, o que eu gostava de dizer ao Miguel Veloso, se o visse, era pedir-lhe para trabalhar mais para poder ser titular na equipa onde joga. Isso seria o "bem" para mim, para ele e para o Sporting. Caso contrário, será um novo Dani.
Mas deixo uma frase, escrita numa faixa da Juve Leo há alguns anos, que talvez possa inspirar o Miguel, que dizia que "o contrário de ganhar não é perder, é desistir", à qual junto uma da Torcida Verde que aponta para o mesmo sentido: é que "só se perdem batalhas quando se abdica da luta".

2 comentários:

luis cirilo disse...

Se quer que lhe diga acho que o Joao Moutinho tem tudo para ser um jogador de nivel europeu.
Já o Miguel Veloso não me parece.
Porque se ao primeiro já vi grandes exibições,bons golos e uma regularidade espantosa na idade dele ao segundo só tenho visto intermitências.
Bons jogos alternados com jogos em que desaparece.
Boas jogadas a que se sucedem infantilidades impróprias de quem quer estar no topo.
E uma ridicula preocupação com a imagem,com o penteado,com a vida social.
Pegando nas suas palavras está muito mais perto de ser um Dani do que um Ronaldo.
É pena.
Para ele e para o Sporting.
Mas admito que ter o pai como conselheiro não é neste caso grande ajuda.
o progenitor Veloso foi um bom jogador,é verdade, mas muito mais na base da transpiração do que da inspiração.
Ou seja, a inteligência nunca foi dos seus principais predicados.
Veja que até em recentes eleições na "passarada" apoiou esse portento chamado Guerra Madaleno...
Sinceramente,para além de Moutinho,acredito muito mais em Adrien Silva.
Esse tem tudo para ser um grande médio.
O futuro o dirá.

luis cirilo disse...

Ia-me esquecendo:
No lugar do Sporting vendia o Miguel Veloso o mais depressa possivel desde que a oferta fosse boa.
Infelizmente creio que a sua manutenção em Alvalada trará mais problemas do que soluções.