segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Madaíl, Bento e Mourinho


Os portugueses não acreditavam que iria haver algo tão mal gerido como o despedimento do antigo seleccionador nacional. Mas houve: foi a contratação de um novo seleccionador, que vem substituir aquele que tinha acabado de ser despedido.
Madaíl, com a imagem muito perturbada depois da novela Queirós, não ficou por meias medidas. Meteu-se no avião e foi a Madrid, tentar que Mourinho viesse a Portugal dirigir dois jogos. Sim, disse bem. Dois jogos!
Deveria ser o único português e o único cidadão do Mundo que achava que o Real Madrid, que investiu uma obscena quantidade de milhões de euros para contratar o melhor treinador do mundo, iria deixar que Mourinho viesse a Portugal fazer um..."biscate"!
Poderão, os portugueses mais distraídos, pensar que, para Portugal se apurar para o Europeu de 2012, terá apenas de ganhar dois jogos. Longe disso! Mourinho apenas viria para remediar um estrago que o próprio Madaíl ajudou a criar.
Mourinho até disse publicamente que sim. E, nessa estratégia, Madaíl salva o pouco que poderia salvar da péssima imagem com que ficou depois destas novelas. Aproveitou, este, para ir ao Estádio da Luz entregar a taça de campeão ao Benfica, em clima de festa.
Poderão também, os portugueses mais distraídos, que o Benfica tinha de receber a taça neste jogo. Mas não. O Benfica foi campeão na época passada e já tinha feito dois jogos em casa, frente à Académica e ao Vitória de Setúbal.
Entretanto, enquanto já todos os portugueses sabem que o próximo seleccionador nacional vai ser Paulo Bento, Madaíl insiste em falar de Mourinho, o que diminui o já diminuído tempo de antena do novo seleccionador nacional.
É importante que se diga aos portugueses que Paulo Bento é um bom treinador, que fez milagres num Sporting sem meios, onde ganhou duas taças, duas supertaças e sabe Deus, Lucílio Baptista e os seus assistentes, por que razão Paulo Bento não chegou a ganhar uma Taça da Liga.
Estando desempregado, é uma solução razoável para as finanças da Federação. Não é treinador de choradinhos, é um homem com personalidade que pode voltar a dar identidade a uma selecção desfeita.
Na minha opinião, Paulo Bento é uma boa solução para a selecção nacional. E tem uma coisa que nenhum outro, e aqui incluo José Mourinho, podia oferecer, que é a disponibilidade total para assumir a função de seleccionador nacional até ao final do Campeonato da Europa de 2012.
Além disso, Paulo Bento é um promotor de jovens, o que é muito importante já que estamos em hora de renovar uma selecção que começava a estar já vencida pela idade.
O mínimo que Madaíl pode fazer agora é dar palco a Paulo Bento, que tem de ser apresentado como a primeira opção, como a melhor solução. Paulo Bento merece isso e a selecção também.
Espero que o "forever" de Paulo Bento na selecção dure mais do que o tempo que falta até ao Natal. Não tenho dúvidas de que levará Portugal ao Europeu e que ficará por muito tempo.
Por razões óbvias, o mesmo não posso desejar a Gilberto Madaíl. Tendo sido um bom presidente durante vários anos, terá de tomar consciência de que o seu tempo já passou. A sua presença tem gerado muitas novelas e turbulência.
E, como diria o próprio Paulo Bento, o que é preciso é...tranquilidade.

Sem comentários: