domingo, 12 de setembro de 2010

Memória - ter e não ter!



Uma das coisas que tenho mantido ao longo do tempo é a memória, à qual dou uma relevância enorme.
Porque se pode compreender, porque se pode desculpar, mas nunca se deve esquecer.
E eu não esqueço.
No programa Eixo do Mal da SIC Notícias deste fim-de-semana, após um período em que o país falou muito de um estranho homicídio ocorrido no Brasil que está a ser investigado e de algumas condenações, exemplares, num processo de pedofilia, Pedro Marques Lopes, sobre este segundo processo, disse que tem muitas dúvidas. Que tem ele, que têm todos os portugueses. As pessoas continuam com dúvidas mesmo após uma sentença clara no sentido de condenar determinados arguidos.
Após essa afirmação, durante um período de amnésia, disse que é importante que se retenha esta lição, porque muitas vezes se condenam publicamente pessoas quando ainda há dúvidas.
Ora, há tempos foi exactamente isso que Pedro Marques Lopes fez quando, sem provas, baseado num testemunho de uma pessoa que nunca foi provado, praticamente condenou dois militantes do Partido Social Democrata.
Entretanto, e sobre um dos visados, um processo foi arquivado. Porquê? Não houve provas. A Justiça falou e falou com uma clareza com que raramente costuma falar. Afastou todas as dúvidas.
Pedro Marques Lopes precipitou-se porque fez uma condenação pública. Mas, nessa altura, Pedro Marques Lopes não pediu desculpa. Não assumiu o erro.
Cá estaremos para ouvir o que Pedro Marques Lopes dirá no futuro sobre algumas suspeições completamente infundadas. Sobre casos muito menos graves, que nada têm de homicídios ou pedofilia.
Mas, no caso de ter posto mesmo a mão na consciência, teremos então de esperar, pelo menos, pela razoabilidade de um pedido de desculpas.
Caso contrário, a memória continuará a registar que Pedro Marques Lopes falou, numa altura, a condenar umas pessoas, para depois, numa outra altura, dizer o contrário, para defender outras. Só porque lhe dava jeito.
E é muito grave quando se muda de opinião, porque dá jeito, sobre este tipo de questões.

2 comentários:

João António disse...

Bem relembrado ! Ás vezes é bom ter algum tinínho na língua !
Boa semana

Anónimo disse...

Pois já diria eu, achas mesmo que Jesus era o melhor para a Selecção nacional? ou queres afastar o Jesus do Benfica?
É que a carreira mais recente de Jorge Jesus, até foi no Braga onde também ficou classificado em 5.º lugar no Campeonato Nacional, bem melhor do que fez no belenenses, mas é óbvio que Jesus é do Benfica. Eu sei que te dava um jeitão ver Jesus na Selecção, ficaria afastado do Benfica e deixaria o caminho menos tortuoso ao Sporting, mas têm azar, Jesus é mesmo do Benfica.
Belmira Martins