terça-feira, 4 de outubro de 2011

A ambição de ser primeiro


Não são os jogadores que chegaram, internacionais das melhores selecções do mundo, cujo talento é reconhecido por todos. Não é a forma sábia como o nosso treinador lê o jogo. Não são as nossas exibições, solidárias a defender e avassaladoras a atacar. Não são as nossas vitórias. Não é nada disso que assusta os nossos adversários. É a paz que voltou, a esperança que voltámos a ter, a alegria que passámos a sentir. Isso é que os assusta!
E estejam preparados. Eles vão fazer tudo.
Vão continuar a sair notícias como as que têm saído. Vão tentar separar-nos. Vão inventar que há jogadores que querem pensões por invalidez, que a direcção se virou contra a claque, que o capitão é para sair por tuta e meia, que o nosso guarda-redes é um frango. Vão dizer que não temos preparação, que a luta é entre os outros dois, que somos uma espécie de Braga entre os grandes.
E vão continuar a marcar-nos fora-de-jogos que não existem, vão continuar a anular-nos golos limpos, vão fazer vista grossa em grandes penalidades a nosso favor, vão pôr em causa a integridade física dos nossos jogadores. Vão expulsar jogadores nossos por tudo e por nada. Vão castigá-los.
Será provável que, em qualquer um dos jogos decisivos, não tenhamos os onze jogadores que constituiriam idealmente o onze principal.
Vai valer tudo, como tem valido.
Responderemos sempre da mesma forma. Com superioridade nas palavras e nos actos. Com exibições de encher o olho. Com uma vontade enorme de entrar em cada batalha com o objectivo de ganhar a guerra.
Poderemos vencer, poderemos perder. Mas lutaremos. Passo a passo.
É também de grandes sonhos, de grandes equipas, de grandes ambições e de grandes vontades que, entre os pingos da chuva, podem vir a sair campeões nacionais.
Temos a alma limpa e a consciência tranquila de que, tivesse havido verdade desportiva, estariamos em primeiro lugar.
Mas, mesmo não havendo verdade desportiva (a nosso desfavor), queremos ser, ainda assim, primeiros no fim.
É por isso e para isso que estamos neste campeonato.
Não vai ser fácil.
Viva o Sporting!

3 comentários:

moijeeu disse...

Amén

Anónimo disse...

posso-te garantir que o vosso capitão sai em janeiro.

António Lopes da Costa disse...

Até pode sair em Janeiro, mas de Outubro até Janeiro ainda se jogam três meses de futebol. E as notícias da sua saída por tuta e meia, a três meses da reabertura do mercado, só visam tirar a estabilidade ao Carriço, à equipa e aos adeptos....

Um abraço aos dois