quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Coragem!


Mais do que o resultado, a exibição de ontem deixou escapar uma verdade que é indesmentível.
Sem um núcleo que é fundamental, a selecção portuguesa tem dois grandes jogadores: Ronaldo e Rui Patrício.
Se Portugal tivesse jogado com outros dois jogadores, teria sido humilhado por 5-0 e estariamos em estado de choque a pôr quase tudo em causa.
Defensivamente, esta equipa precisa de Carvalho, de Pepe, de Bosingwa e de Coentrão.
No miolo, Hugo Viana e André Santos, em papéis diferentes, têm qualidades que Martins não teve, não tem, nunca terá.
Na frente, precisa-se de alguém que marque golos, que não destrua o jogo dos extremos, que não nos faça perder tempo e jogadas com sucessivas faltas e foras-de-jogo.
Postiga é uma nódoa. Nuno Gomes, sendo útil, já não tem a velocidade para ser titular a este nível. Hugo Almeida é sempre uma incógnita.
Há quem fale de João Tomás. Seria merecido. Mais merecido do que Postiga. Mas há um avançado português, da liga portuguesa, que não destrói jogo e marca golos.
Chama-se Wilson Eduardo. Está no Olhanense, por empréstimo do Sporting. Já deu provas de que pode merecer a confiança do seleccionador.
Dito tudo isto, creio que a palavra "coragem" tem andado fora do dicionário de Paulo Bento e dos portugueses.
Há que ter coragem de pedir que Carvalho reconsidere.
Há que ter coragem de chamar Bosingwa.
Há que ter coragem de preterir titulares de grandes clubes, dando confiança a suplentes desses grandes ou ao Hugo Viana, que joga no Braga.
Há que ter coragem de assumir que, sem a defesa na sua máxima força e sem o onze-base, temos a selecção mais banal dos últimos anos.
Há que ter coragem de abdicar da falta de jeito de Postiga, da falta de velocidade de Nuno Gomes, da falta de consistência do Hugo Almeida.
Há que ter coragem de chamar, para titular, um avançado da Olhanense.
Essa é a minha opinião.
Com coragem, multiplicada seis vezes, talvez possamos chegar ao Europeu com as legítimas ambições que tivemos em 2000, em 2004 e em 2008.
Independentemente do que acontecer, só faz sentido viajar para o leste no próximo ano com a convicção de que, depois da final, regressaremos com a taça.
Se for só para marcar o ponto e para jogar um futebol morno, então que volte o derrotado e conformado Carlos Queiroz.

1 comentário:

Martinho Sousa disse...

Concordo contigo no essencial. No entanto, as alternativas ao Martins que tu dás não fazem sentido. O Martins está claramente em baixo de forma, mas o Meireles também fez um jogo miserável. Quanto ao Patrício, esteve bem, mas não fez defesas impossíveis. Os nossos avançados realmente são muito fraquinhos, arrisco-me a dizer que os titulares dos sub-21 (W. Eduardo e N. Oliveira) são melhores que o Postiga e o Nuno Gomes. Na defesa o Rolando é o que se viu e o João Pereira é bom para consumo interno, mas se apanha um extremo mais forte fisicamente ou mais habilidoso não tem hipótese. Concluindo, é voltar quarteto defensivo que mencionaste, um médio para fazer trio com Meireles e Moutinho e um Striker e penso que podemos lutar pelo Europeu.
Abraço