sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Portugal, ontem, hoje e amanhã!

Acordámos tarde. Demasiado tarde. E não vale a pena fazermos ajustes de contas com o passado.
Em 2009, por vontade da esquerda, de alguns laranjas, da maioria dos portugueses, Sócrates foi reeleito.
Na altura, dizia-se que não havia dinheiro para nada. E não havia dinheiro para nada. Foi gasto o dinheiro que não havia.
E porque assim foi, porque Sócrates assim quis, porque os portugueses assim o determinaram, estamos agora, em 2011, a pensar na miséria que virá em 2012.
Corta-se onde se tem de cortar, aumenta-se o que se tem de aumentar, não havia outra solução.
Custa, pois custa. Custa mais do que nos devia custar. Custa muito mais do que nos teria custado em 2009.
Na altura, votou-se na imagem e na beleza da retórica.
Dois anos depois, não há nada de belo e corremos agora para salvar a imagem, para continuarmos a ter polícias, a ter hospitais, a ter a Justiça que for possível ter.
Chegou, finalmente, o verdadeiro aperto de cinto. E a culpa não é só de Sócrates. Não é só de Teixeira dos Santos. Não é só dos dois. É de todos aqueles que votaram na política da mentira.
Esta é uma lição que muitos não esquecerão.
Depois do pântano e da tanga, o país segue nu. E não é por estar calor, não é porque assim quer, não é para pagar por aquilo que fez. É só para ver, para tentar ver, se Portugal tem futuro.
Talvez agora comecemos a perceber por que razão, até há menos de meio século, os portugueses rejeitaram a democracia.
Até porque é oficial. Com tantas imposições, tantos aumentos, tantos cortes, suspendeu-se a democracia em Portugal!
Bom fim-de-semana!

1 comentário:

joão santos disse...

Caro António:
Neste ponto nunca estaremos de acordo.

Realmente, houve, no PSD quem apoiasse Sócrates, CONTRA UM GOVERNO LIDERADO PELO PSD!

Lembra-se do coro afinado? Da história de chamar ao secretário-geral do PS a, e cito, «boa moeda», contra o 1º ministro do PSD, a «má moeda», citei? Pois eu lembro-me e sei quem foi...

Membros desse coro, em Lisboa, derrubaram a câmara PSD, para a entregar ao Costa. E encheram as juntas de incompetentes e LADRÕES (sabe quantas têm investigações na PJ, por desvio de fundos, feitos pelos boys, os que 'carregavam a mala'?).

Quem é que, no PSD é sócio do Sócrates, do Vara e de outras boas moedas socialistas?

Manuela Ferreira Leite tinha razão em 2009 -isto estava de tanga- mas PORQUE É QUE A SRª APOIOU, OU SE CALOU, ANTES, acerca do desvario do estado e/ou da propaganda socialista?

«Suspendeu-se a democracia»? Caro António: alguma vez houve democracia em Portugal? Que regime, desde 1820 foi democrático. Realmente, e não no palavreado constituicional?

Há democracia, por ex:, quando denuncias de corrupção, com provas, são apresentadas e NÃO INVESTIGADAS, ou quando se usa o sistema judicial para aterrorizar cidadãos, que se opõem politicamente, ou pessoalmente, aos apaniguados do regime?

Pois, para mim, democracia é o governo «do povo e para o povo», e isso nunca houve. Já agora gostava que houvesse -é a meu sonho. Todos temos de ter um, senão estamos mortos, mesmo que o óbito não tenha sido declarado.