quinta-feira, 22 de março de 2012

Do referendo na Suíça à greve em Portugal

Apesar de não ter tido grande destaque nas notícias portuguesas, realizou-se um referendo na Suíça sobre as férias. Perguntou-se, aos cidadãos, se queriam ter mais férias, aumentando-se, em 50%, as férias dos trabalhadores. Os suíços disseram que não. 
Eu sei bem em que sentido votariam os portugueses (nomeadamente os grevistas de hoje) num referendo deste género. A sério que sei bem. 
É por isso que este texto não poderia acabar de outra forma.
Meus caros amigos, não tenham ideias.
Respeitem quem não tem trabalho, quem não tem perspectivas de o ter (pelo menos cá), quem trabalha 7 dias por semana, quem trabalha muito mais que as 8 horas por dia.
Tenham respeito por Portugal.
Vão trabalhar!

3 comentários:

maria disse...

Nem sabia desse referendo...

É claro que cá a resposta seria SIM!

Seria sim a mais férias...sim a menos horas de trabalho por dia e semana...sim a mais feriados...sim a mais tempo para almoço, lanche e idas ao café...e não seriam só os grevistas de hoje a responder assim...

Quanto aos grevistas de hoje, muitos nem sabiam porque é que ali estavam...apenas seguiam a voz do dono, e como o dono também não sabe o que quer...

E assim vai Portugal.

:)

moijeeu disse...

Maria:
E diriam sim a ordenados mais condignos com as suas funções. Trabalho num escritório e ganho 500,00€ por mês.
Se me pedirem para ficar mais meia hora, 1 hora, 2 horas, não recuso como nunca recusei. No final do mês ganho nem mais nem menos do que está estipulado.
Acredito que se estivesse na Suíça essa meia, 1 ou 2 horas a mais seriam pagar e bem pagas.
Assim meus amigos até eu trabalhariam a mais as horas que fossem precisas. Por favor comparar o nosso país à Suíça não é injusto é um 'pecado'.

António Lopes da Costa disse...

Maria, não sei se por orientação do Governo (para que os que só querem regalias não tenham mais ideias) ou por falha da comunicação social (mais habituada a levar-nos tragédias até casa à nossa hora do jantar), mas este referendo aconteceu. Foi neste mês e referia-se, ainda, a outras matérias.

Moijeeu,
Só quer mais direitos (como o direito a mais feriados, a mais férias, a mais salários) quem nunca teve de lutar pelo direito a ter trabalho.
É inconcebível como, num momento em que há centenas de milhar de portugueses a ir para o estrangeiro, haja pessoas a pedirem mais ordenados e, ao mesmo tempo, mais descanso.

Beijinho as duas, bom fim-de-semana!