domingo, 26 de agosto de 2007

Falta de coragem ou "coragem" a mais tiram pontos e títulos ao Sporting


Há dois anos, o Sporting não foi campeão porque no jogo do título, no estádio da Luz, o árbitro não teve a coragem de assinalar a falta que Luisão fez sobre o então guarda-redes do Sporting, Ricardo. Houvesse coragem do árbitro e o golo marcado já perto do fim do jogo, que foi contra as regras do futebol, que dizem que, dentro da pequena área, qualquer contacto físico entre um jogador da equipa adversária e o guarda-redes devem ser sancionado com falta a favor da equipa do guarda-redes. Luisão impediu Ricardo de chegar à bola. Seria falta e o Sporting, que estava em primeiro, seria campeão.
No ano passado, o Sporting ficou a um ponto do Porto. Esse ponto foi perdido quando o árbitro do Sporting-Paços de Ferreira não teve a coragem de assinalar falta e punir o avançado pacense com o cartão amarelo, por ter marcado o golo com a mão. Toda a gente viu que o golo foi com a mão menos o árbitro, os dois fiscais de linha e o quarto árbitro. Tivesse sido, correctamente, marcada a falta e o Sporting não perderia o jogo, conseguindo, pelo menos, um empate, que dava ao Sporting o tal ponto que lhe faltava para ser campeão, visto que, em caso de empate de pontos no fim do campeonato, o Sporting seria campeão por ter vantagem sobre o Futebol Clube do Porto.
Este ano, o Sporting apresenta-se com mais garra, ainda! Mas já perdeu, incorrectamente, 2 pontos. 2 pontos porque o árbitro do Porto-Sporting desta noite assinalou livre directo dentro da área do Sporting. Não teve coragem para não o fazer e o Porto ganhou 1-0. Polga cortou a bola, que seguiu para o guarda-redes e o guarda-redes agarrou. Ninguém, com dedo e meio de testa, me pode dizer que Polga passou ao guarda-redes. Foi um corte! Não havia intenção de passar a bola para o Stojkovic, que, com naturalidade, a agarrou. O árbitro ouviu os protestos e não teve a coragem para não marcar o que o público pedia. Pelo menos, dois pontos foram tirados ao Sporting, porque o árbitro teve, de facto, influência no resultado.
Polémicas à parte, o Sporting esteve bem. Foi um bom jogo, com muito coração e a cabeça possível. Houve agressividade a mais da parte da equipa da Invicta, que não foi devidamente punida pelo árbitro. O Sporting fez o que pôde. Arriscou quase tudo o que tinha para arriscar e acabou em cima do Porto, que, teimosamente, parecia não querer jogar mais, perdendo muito tempo nos últimos minutos. O Sporting esteve perto do golo, criou oportunidades e jogou de peito aberto principalmente na segunda parte. Mas numa leitura mais global, o Porto acaba por ser um justo vencedor, já que ao intervalo, merecia estar a ganhar. O empate seria o resultado mais justo, dado que o golo é consequência de uma má decisão do árbitro. Pela garra e pela entrega ao jogo, os jogadores do Sporting mereciam bem mais. Paulo Bento sai bem visto, porque tirou os defesas laterais e pôs um avançado e um médio. Arriscou tudo. Apesar da derrota, o Sporting merece a nota positiva, pelo que continua a ser um dos dois (o outro é o Porto!) candidatos ao título…

5 comentários:

Anónimo disse...

Apesar, de achar que se tivesse de haver um vencedor o vencedor seria o Porto, penso que fizeste a leitura correcta, mas ha mais: os cartoes vermelhos que o arbitro nao teve coragem de mostrar a quaresma e pedro emanuel e o amarelo ao bosingwa que seria tambem expulso. Foi um jogo muito dificil para o Sporting pela cacetada que os jogadores levaram o jogo inteiro.

rei dolce disse...

ui,ui como isto já vai!!
é engraçado como se vêm as coisas por aqui!!

paulo bento disse que o pénalti do tónel "era uma questão de opinião"!!

querem falar do passado?! vamos falar então do numero de pénaltis que o SCP teve a seu favor quando foi campeão com jardel!! há, por falar de jardel, o que dizer do mergulho da luz?!

cartões amarelos e vermelhos?!
pelo que parece faltou o segundo para o derlei, mais um para o veloso, e outro para o liedson por simulação...(outra vez)

o futebol é uma paixão irracional, por isso compreendo estes comentários, eu também tenho os meus...

mas o campeonato ainda agora começou, e não se preocupem nós temos o jesualdo para "equilibrar"(ainda ontem se viu) o campeonato.

abraço

Anónimo disse...

Irracional ao ponto de se dizer que o sporting nao foi um justo campeao quando o jardel marcou 42 golos rei dolce? Olhe que nao me parece mas ontem o jogo foi bom, foi um derby a seria e como disse o antonio: a ganhar alguem quem devia ganhar era o porto.
Ja agora rei dolce- qual penalti do tonel?

Saudaçoes leoninas

Anónimo disse...

Sim, sim, estao todos certissimos, o facto é que estão sempre a armar complôs ao Sporting, que esta temporada se tem portado muito bem por sinal, mas enfim, não há registo na história do mundo de um vencedor que não tenha tido gaviões a tentar roubar vitórias de que maneira seja.
Tenho dito.

rei dolce disse...

caro Miguel Sousa:
não coloco em causa nenhum titulo do SCP,se ganhou é porque foi melhor.

42 GOLOS!! fantástico, só fiz referência a quantos foram de pénalti!! e ao tal mergulho!!
( porque sera?)

o pénalti do tonel, era o da super taça, mas já passou, ganharam, parabéns.

enfim, a bola é assim, e nós gostamos.Como diz o outro eu vou andar por aí, para fazer um comentario ou outro sobre a bola.
E se me permite a retribuição,

saudações azuis e brancas.
Abraço.