sábado, 23 de fevereiro de 2008

15 anos da Televisão Independente


A TVI nasceu quando eu caminhava para os 5 anos de vida.
Tive, assim, o privilégio de ver crescer a TVI nos anos que estiveram entre a sua criação até aos dias de hoje em que é líder de audiências.
Como todas as coisas, também a TVI não é perfeita. Na minha opinião, programas como Casamentos de Sonho, Big Brother's, Quintas de Celebridades, Primeiras Companhias entre vários outros são dispensáveis e serão esses, na minha opinião, os pontos negativos desta estação.
Mas tenho de tirar o chapéu à TVI. Nestes 15 anos, foi, dos dois principais canais privados, o que mais valorizou o produto Portugal. Foram, e são, várias as telenovelas em que a TVI aproveita para lançar grandes valores. Basta olhar para a programação dos dois canais abertos, privados, para constatar que a TVI dá primazia ao que é Portugal, enquanto a SIC prefere pôr no ar telenovelas brasileiras. Foi graças à TVI que surgiram e se desenvolveram grandes nomes e potenciais estrelas.
Não vejo, confesso, nenhuma telenovela, mas não posso deixar de fazer este elogio à TVI.
Vi, também, a gala comemorativa do 15ºaniversário. Foi uma gala positiva, por ter sido uma gala caseira, ou seja, feita pelas pessoas que trabalham para a estação. Por ter sido caseira, sobressaíu o valor, o valor português. Foram vários os cantores que passaram pelo palco do Coliseu dos Recreios na noite da passada quarta-feira, cantores que, muitos deles, não têm o sucesso que, pelo seu valor, justificavam ter. João Pedro Pais, que arrasou com apenas uma música na Gala da TVI, é logo o primeiro exemplo. Talvez, pela sua actuação, merece mais espaço e mais tempo de antena. Talvez,...
Mas quero, assim e deste modo, dar os parabéns, apesar de serem já atrasados, à TVI. Acima de tudo, pelo bom trabalho que tem feito na valorização dos actores portugueses.
E, como disse e disse bem, Júlio Magalhães, talvez seja justo destacar que, hoje, "há dois líderes em Portugal: a TVI,...e o Futebol Clube do Porto".

2 comentários:

paulo alves disse...

sim , realmente é facil cantar um tema que tem 350 anos e agarrar o publico , dificil é numa gala destas cantar temas novos como fizeram o represas e joão portugal , pra alem de achar que o tema do joão pedro pais ter sido demasiado extenso, sem tirar o devido valor . . .

rei dolce disse...

Caro Antonio,
na minha opinião, que vale o que vale, a TVI é de longe o pior canal nacional, em tudo.