quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Criminosos à solta


Há alguns anos, todos nos devemos lembrar que um adepto do Benfica, membro dos No Name Boys, matou um jovem adepto do Sporting, que não era de nenhuma claque.
Também nos lembramos que adeptos benfiquistas, de claques do Benfica, atiraram um petardo contra um jogador do Vitória de Guimarães, num jogo que, se não me falha a memória, foi realizado em Felgueiras.

Nos jogos grandes realizados no Estádio da Luz, há sempre incidentes. Antes, a culpa era atirada aos clubes que visitavam o Benfica. Agora, não há dúvidas de quem é a responsabilidade, já que as cenas de pancadaria são sempre entre adeptos do Benfica e elementos da polícia. Além disso, as próprias claques do Benfica não se entendem. Foram várias as vítimas do desentendimento entre Diabos Vermelhos e No Name Boys.
Mais. Ainda no ano passado, o único incidente ocorrido em Alvalade, no Sporting - Benfica foi protagonizado por elementos das claques do Benfica, que começaram uma cena de pancadaria entre si. Isto, porque o Miccoli atirou a camisola para os Diabos Vermelhos, então os No Name Boys saltaram a vedação (porque as claques do Benfica têm de estar separadas!) e começaram "à pancada" aos adeptos do mesmo clube, apesar de serem de outra claque.

Já este ano, um adepto do Vitória de Guimarães foi esfaqueado por um adepto do Benfica.

No domingo, pela segunda vez no espaço de um ano, um jovem adepto do Sporting foi esfaqueado. Sobreviveu, graças a Deus. Mas estranhei. Porque o título das notícias era "guerra entre claques do Sporting e Benfica". Depois, li letra por letra, o que diziam essas notícias. Afinal, tinha sido um adepto do Sporting que foi esfaqueado por 20 adeptos ligados às claques do Benfica, à porta de sua casa, onde estas duas dezenas de delinquentes o esperavam.

A violência não deve nunca existir, com nenhuma razão, mas admito que depois de mortos e esfaqueados alguns dos seus colegas de bancada, as claques do Sporting reajam, já que a justiça não está a funcionar. É instintivo agir em defesa de amigos e familiares. Porque estes delinquentes do Benfica estão todos à solta. São membros de claques ilegais. Repito, ilegais(!), ao contrário de todas as claques do Sporting.

Não compreendo como é que estes assassinos e cobardes podem estar à solta entre nós. Não compreendo como é que podem entrar em estádios de futebol.
Mas se estão à solta, se podem entrar em estádios de futebol, o que se pede a todos os adeptos do Sporting, independentemente de estarem ou não ligados às claques, é que permaneçam unidos. Podem haver várias claques e até existirem várias ideologias diferentes, mas dentro destas, há ideais comuns. É à defesa desses ideais que apelo a todos. Aceitando que nenhum de nós está conformado enquanto um companheiro de bancada recupera de facada e que um outro já não está entre nós. Esse inconformismo, de resto, é normal.

Gostava ainda de deixar uma última nota. Ou melhor, gostava de repetir algo que tenho dito por diversas ocasiões. As claques são importantíssimas para a festa do futebol. Lamento não ler uma notícia sobre o trabalho que muitos elementos das claques têm para fazerem as coreografias que vemos aos fins de semana e do apoio constante à sua equipa, a qualquer hora, em qualquer parte do Mundo. E não me refiro apenas às claques do Sporting. Falo de todas, sem excepção.

Agora, aquilo que tenho assistido de membros de claques ilegais de um clube rival do meu só me pode deixar preocupado. E terei de aceitar que com tanto crime junto, mas sem uma única punição, muitos ultras do Sporting podem tencionar reagir. Por uma razão simples. É a sua liberdade e a sua vida que começa a correr riscos.
Acima referi que sou contra a violência, mas que sou a favor das claques. Desde que estejam legalizadas, como as do Sporting estão.

Nunca participei em cenas de pancadaria relaccionadas com claques. Apesar de já ter sido membro de uma das claques do Sporting. Estou por isso à vontade para escrever o que escrevi. Se a violência existe e se os criminosos ficam impunes, então a revolta aumenta. Temo que esta revolta, aceitável, dos adeptos do Sporting, possa explodir, passando a conflitos fisicos. Mas se isso acontecer, não terá o meu apoio nem a minha colaboração. Apesar de ser justificável uma provável reacção. Injustificável são os comportamentos das claques do Benfica desde 1992.

Vamos todos, no domingo, a Alvalade para APOIAR O NOSSO SPORTING.

Entre aqueles ideais comuns que todos temos, refiro, para finalizar, aqui, dois, para apelar à união. O primeiro é o espírito ultra. O segundo ideal que nos une a todos é o maior de todos: O ideal Sporting.

Sporting, sempre!

6 comentários:

Anónimo disse...

Há que acrescentar ainda que o rapaz esfaqueado foi ainda queimado nas costas com uma tocha,por parte dos elementos dos NNgays.

São a escumalha total, não fazem falta a ninguém.

Anónimo disse...

Mas os adeptos do Sporting também não são assim tão anjinhos.Foram eles que foram fazer uma espera no estádio da luz depois do jogo contra o braga.Ambas as claques estiveram mal.

Anónimo disse...

Ninguem, repito, NINGUEM das claques do Benfica anda metido em grupos cujo objectivo é semear o terror nos subúrbios deste país.

Ninguém manda aos juvelelos virem-se meter onde não são chamados. Portugal aos grandes, FC Porto e Benfica.

luis cirilo disse...

As claques,ou melhor os delinquentes nelas infiltrados,são os principais responsáveis da violência no futebol.
Comparável com eles apenas os presidentes dos clubes que na sua maioria são de uma insensatez criminosa.
As claques do SLB,nesse aspecto,tem uma história tristissima de violência e morte.
Sim,morte !
Todos nos lembramos de uma certa final no Jamor...
Por isso não entendo,até porque esses bandidos dão entrevistas,sabe-se quem são,não entendo porque razão as autoridades não os metem no sitio próprio.
A cadeia.
Os do SLB e todos os outros que persistem em comportamentos violentos.
E os presidentes que incendeiam multidões com entrevistas e declarações insensatas deviam,também ele4s,ser irradiados do desporto.

Anónimo disse...

uma pessoa desinformada que leia esta noticia, vai ficar a pensar "que maus que é essa gente do benfica.. má gente!".. ora seria de espantar a noticia não fosse ela escrita por um fiel sportinguista q até ja fez parte de uma claque... passo a explicar:
para os que nao sabem, o final triste(que tambem condeno) do esfaqueamento de um jovem pertencente a uma claque do scp, foi a conclusao de um confronto entre adeptoS dos scp e adeptos do slb! é de referir que os confronto surgiram depois do jogo de futebol benfica - braga(scp em que parte entra?) em que os adeptos do scp fizeram uma espera a membros dos NN. é de condenar esta cena sem duvida.. mas para os dois lados, pois no julgamento sao todos reus e nao so uma parte como o autor deste texto o faz parecer!
outro ponto que é relevante e que deve ser referido é o facto de que o autor do texto apenas critica as claques do benfica quando sabe muito bem que tambem a juveleo e o directivoXXI tambem ja tiveram cenas de pancada e desentendimento!
não estou a tentar tirar culpa as "gentes" do benfica, apenas esta situação(membros de claques violentos) como se sabe é geral e acontece em variados clubes do país! para terminar sugiro entao ao autor do texto que se informe mais da proxima vez que falar sobre um assunto, ou caso o problema não seja de informaçao, que imagino que n seja, que deixe de ser tao clubista pelo menos quando está a relatar alguma noticia!

António Lopes da Costa disse...

Teremos, então, versões diferentes da mesma história. Apesar de uma fonte próxima da pessoa agredida me ter garantido que não foi feita nenhuma espera por parte de claques do Sporting. Ao que apurei foi estavam apenas numa carrinha a regressar de Setúbal.
Contudo, o final da história é o mesmo: adepto esfaqueado (por claques do Benfica!). Estaremos, os dois, de acordo que é algo que não deve voltar a acontecer.
Recusei um comentário, por ser ofensivo e insultuoso, tipos de linguagem que condeno, pelo menos aqui neste blogue.

Um abraço a todos