sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

2008 - Que PSD?

Ontem à noite, questionei-me por que razão me tinha feito militante do PSD e por que razão ainda estou no PSD.
Apesar de ser muito pequeno, cresci a fazer campanhas pelo actual P.R., Anibal Cavaco Silva. Ele foi o primeiro responsável pela minha vontade em me tornar militante do PSD. Quis entrar, na defesa dos ideais de Sá Carneiro, com os quais me identifico particularmente. Guardo religiosamente o seu ideário político no meu quarto. O PSD teve muitos e grandes nomes. Como são exemplos recentes o nome de Durão Barroso e de Santana Lopes. Tem uma História fantástica, muito dinâmica, o meu Partido.
O PSD é um Partido que continua cheio de valor. Tem, além dos que referi, especialistas de todas as áreas. Independemente de alguns deles e eu termos opiniões divergentes.
Mas o PSD, hoje, reconheçamos, é um Partido diferente. Como existem pessoas cheias de valor, também existem pessoas sem qualquer dignidade, sem qualquer convicção política. Estão no PSD com outros fins. O que se passa no PSD a nível interno é uma bola de neve e o que se quer fazer é passar por cima. O problema é que à medida que se não resolve um problema, o problema tende a ser cada vez maior e os resultos estão à vista.
Quando entrei no PSD, esperava ver militantes a mover-se por convicções. Também os há, é verdade, mas as convicções, a nível interno, não dão vitórias. Há, neste Partido, pessoas sem honra. E isso entristece-me muito. Vejo que o PSD apresentou em eleições passadas pessoas sem qualquer capacidade para exercer cargos políticos. E essas pessoas estavam na linha da frente. Enquanto português, isso preocupa-me.
Estamos a observar um autêntico assalto ao Partido. Não há respeito, nem solidariedade entre militantes. Conheço quem ande por aí a fazer certas coisas. Conheço bem e sei quem são.
Há blogues e muitos outros meios que são criados por militantes do PSD, com dinheiros que não se sabe de onde vêm, para atacar publicamente outros militantes.
Vejo que as equipas de vitórias não se mantêm, no PSD, ao contrário do que se verifica noutros partidos. Tanto em Portugal como no Mundo.
Onde devia haver união, há ameaças e ataques constantes. Sei bem o que isso é. Há quem não saiba mas eu sei. Infelizmente.
Este PSD tem posto incompetentes nos mais altos cargos da adminitração local. É verdade que o PSD é um partido congregador, mas não ao ponto de serem pessoas sem valores e, mais do que isso, sem competência e sem o espírito de Sá Carneiro a fazerem o que fazem.
Tive a notícia de um ataque a um jovem militante do PSD, feito por outros militantes.
É inacreditável. Esse militante é um dos grandes trunfos que o PSD tem para o futuro.
Não quero ir mais longe por agora. Já que estamos numa fase em que se querem resolver problemas, aqui deixo, então, alguns para os dirigentes do PSD resolverem.
Enquanto houver Cavaco, Barroso, Santana, entre alguns outros, e, acima de tudo, enquanto permanecer viva a memória de Sá Carneiro vai continuar e merecer a pena ser militante do PPD/PSD.

5 comentários:

Anónimo disse...

Ontem à noite, questionei-me por que razão me tinha feito militante do PSD e por que razão ainda estou no PSD.


Esta pergunta fiz directamente ao anterior presidente da minha secção.
Entrei para o PSD sob a égide do DR. Sá Carneiro, após o malogrado acidente/homicídio mantive-me no Partido, mas hoje questiono-me o que é ser militante, a minha secção tal como muitas outras foi tomada de assalto ou como diria um presidente de junta pertencente á secção houve uma OPA, em que o militante mais antigo tinha menos de um ano de militância e de secção.
Votei tal como os antigos militantes da secção na Dra. Helena Lopes da Costas, hoje paira no ar que uma vez que todos os autarcas da secção estiveram no lado da lista perdedora (ainda não percebi se quem perdeu foi a lista ou o partido) não irão ser reencaminhados nas lista para as juntas de freguesias ,no meu caso a única perca será das associações humanitárias quem sempre enderecei o dinheiro recebido como autarca.
Companheiro o problema do nosso partido nunca será resolvido enquanto:
-Ser as capacidades e não as cunhas que fazem as lista
-Quem vai a votação não precisar de negociar/comprar votos para ser eleito

Em Lisboa perguntamos:
-Quem lidera ? O Dr. Carreiras ? Como se 90% da lista foi comprada/negociada da lista da Dra. Paula T Cunha.
-Aonde está o passado a notoriedade do partido se 5 em 9 presidente de secção, são jovens que único emprego é a politica baseada em cunhas.
-Como é possível o movimento entre secção de mais de 100 JSD em épocas de eleições (caso da secção I )

Companheiro as eleições estão á porta as movimentação estão prestes a começar, que nos diz o líder Nacional ou Distrital?
Os autarcas estão sozinhos nas juntas, que faz o líder distrital?
As respostas são todas nada.

Por isso espero que tal como eu que melhor dias venham

Um abraço

Se possível também para Dra. Helena Lopes da Costa (não conheço pessoalmente)

Anónimo disse...

O PSD devia limpar esses tipos! Vivemos num partido em que as os interesses se substituiram às convicções. Vivemos num partido sem estratégia. Parece uma anarquia, um partido em guerra interna em que os maluquinhos, os doidos, os criminosos,..., se substituiram aos politicos a serio que o PSD tem.
Não tenhas a minima duvida que até 2009 vai ser difícil para todos os que apoiaram o Menezes nas directas e para o próprio Menezes. É que o Menezes está com gente duvidosa em detrimento de todos os que se bateram por ele. Vai ser muito difícil, mas garanto-te duas coisas: o Cavaco está super atento a isso e sabe que tem de dar força ao Sócrates e há uma ala no PSD que se está já a formar. Não deixa de ser estranho que essa ala seja contra Menezes, o que Menezes não sabe, toma de controlo os orgãos nacionais e distritais do PSD por todo o país, e lhe vai dar uma facada nas costas à primeira oportunidade.

luis cirilo disse...

Caro António.
Como sabe tenho mais anos de militante do PSD do que você de vida.
O que sendo uma obvia vantagem sua me permite ao menos ter uma longuissima experiencia da história do nosso PSD.
Se lhe disse que me filiei na JSD em 21 de Janeiro de 1975 perceberá que ja passei por muita coisa.
Grandes lideres,lideres menos fortes,grandes vitória e derrotas penosas.
A mim o que me faz ser do PSD não são os lideres.
É esta imensa alma colectiva feita do encontro de gentes e ideias tão diferentes,mas que sabe fazer do psd um partido unico.
Nunca sairei ou ficarei por causa de um lider.
E espero que o meu amigo também por cá fique por muitos e bons anos.
Porque cada vez que desistimos abrimos espaço aos outros.
aos que nao tem ideologia,militância e convicções.
Apenas interesses.
E falta de escrupulos.

Anónimo disse...

CARO ANTÓNIO, ENTÃO NÃO VERIFICOU QUE OS INCAPAZES QUE FORAM POSTOS EM ALTOS CARGOS AUTÁRQUICOS, SÃO OS BOYS DOS 'SUBMARINOS' QUE O PS DESPEJOU NO PSD?

POR ISSO FIZERAM, FAZEM E FARÃO PORCARIA -PARA ACABAR COM O PSD; PARA QUE SEJA UM SÍTIO RESIDUAL, ONDE IMPERAM OS TAIS MAFIOSOS/CRIMINOSOS QUE NOS ENVERGONHAM.

NÃO DISSE MAFIOSOS/CRIMINOSOS COMO FIGURA DE ESTILO: JAGUNÇOS, AMEAÇAS, TAREIAS, FURTOS NO PARTIDO E NAS AUTARQUIAS. ELEITOS POR FILIADOS FALSOS, PAGOS. OUTROS FILIARAM OS VELHOS DA FREGUESIA, OU QUEM FOI À JUNTA PEDIR UM ATESTADO; OUTROS TÊM NAS JUNTAS 40/50 PESSOAS QUE AFIANÇAM LÁ TRABALHAM -É ISSO! FAZEM ATESTADOS FALSOS NAS JUNTAS. E SE EU SEI O PS E O IGAT TAMBÉM. AINDA VAMOS VER O ARRAIAL QUE O PS VAI FAZER.

Anónimo disse...

mas q dinheiro é preciso para criar um blogue?só a prestação mensal da internet