terça-feira, 1 de junho de 2010

As contas e os clubes


Sempre olhei com alguma desconfiança para soluções de curto prazo.
A menos que se esteja perante uma situação dramática, antecipar receitas não resolve problema nenhum. Estou até mais próximo de pensar que o problema se pode agravar.
As contas dos clubes, tal como as contas públicas, que não atingem tão directamente as pessoas como, por exemplo, os orçamentos familiares, passam ao lado dos adeptos de futebol. Que pensam que a situação se resolve num qualquer dia. Está sempre para vir o milagre que vai pôr fim ao descalabro das contas dos clubes.
Foi assim que pensaram os adeptos do Estrela da Amadora, do Salgueiros, do Farense, do Campomaiorense, do Alverca e do Boavista. E só estou a falar de clubes que, na última década, estiveram na primeira divisão. Pensaram que o seu nome, a sua história, a sua influência e o seu peso na região evitariam o pior. Mas não evitaram.
Confesso que me custa a acreditar que pode ser possível um campeonato português sem um dos três grandes.
Porque vou falar do Benfica, gostava também de dizer com vou falar com franqueza e sem maldade. Mas as contas da SAD benfiquista demonstram que o Benfica tinha mesmo de ser campeão, de estar na Liga dos Campeões, de golear os seus adversários, de ter o melhor marcador da liga, de ter os jornais a tentarem vender os seus jogadores pela respectiva cláusula de rescisão. Caso contrário, a menos que injectassem mesmo muito dinheiro no Benfica, este clube, assim como a respectiva SAD, poderia estar muito perto de deixar de existir.
Esta época deu mais dez milhões ao Benfica do que a temporada passada. Ainda assim, o prejuízo é astronómico. Se o Benfica não tivesse tido sucesso nesta época, só o Estado ou algum investidor poderia salvar o Benfica. Mas o Estado não o poderia fazer. E não há nenhum maluco que quisesse deitar fora algumas centenas de milhões de euros.
Ora, aquele fundo, que Bettencourt quis copiar para o Sporting, irá fazer com que o Benfica tenha forçosamente de vender jogadores. E, no que respeita a jogadores daquele fundo, o Benfica receberá, ao que julgo saber, menos de metade do valor total da venda. Além disso, há outro problema. Cardozo pode não ser titular no Mundial, David Luiz ficou de fora, a idade do Luizão não perdoará no mercado (porque baixa o seu valor), o que quer dizer que Di Maria e, provavelmente, Coentrão, são a salvação. Porque o mundo do futebol conhece a situação financeira do Benfica e só por caridade ou estupidez se pode comprar um dos maiores activos do Benfica pelo valor da sua cláusula de rescisão.
A situação do Benfica preocupa-me muito. Porque, inegavelmente, o Benfica tem recursos que nenhum outro clube em Portugal tem. O Benfica já se reestruturou, já foi campeão, já fez fundos, já vendeu camisolas, já criou um canal de televisão e fez tudo o que tinha a fazer. Para ser franco, gostava muito que o Benfica conseguisse, com este bluff, enganar compradores e vender-lhes caras as ilusões que, durante um ano inteiro, vendeu aos seus adeptos.
Mas o que me preocupa verdadeiramente não é o Benfica. É o Sporting. Porque, como disse, o Sporting não tem os mesmos meios. E já que não os tem, pelo menos que não caia nos mesmos erros nem pense o futuro só para o curto prazo. Apesar de esperar sempre os melhores reforços, não posso pedir ao Sporting para gastar, nos próximos três anos, os mesmos cem milhões que o Benfica gastou. Também não quero fundos. Deram mau resultado no Benfica, como já tinham dado péssimo resultado no Brasil. Sabendo que, nestas condições, é mais difícil lutar pelos títulos e que os sportinguistas estão desesperados e desconfortados com o presente, muito marcado pelo passado recente, o que eu espero é que o Sporting não saia dos seus limites, que evite até estar perto deles, realizando um trabalho de prospecção exigente e frutífero e uma gestão muito cuidadosa.
É que estou consciente de que o Sporting, como qualquer outro clube, vive (relativamente) bem sem os títulos. E que, sem dinheiro, o Sporting, como qualquer outro clube, nem sequer vive.
Quanto aos títulos, o que é certo é que vivemos melhor com eles.
Estando vivo, tendo um treinador competente, um director-desportivo ambicioso, um plantel motivado, disciplinado e empenhado e um presidente ambicioso, até porque é isso que acho que o Sporting vai ter na próxima temporada, os títulos, certamente, irão aparecer.

2 comentários:

Anónimo disse...

aí é que te enganas antónio. o benfica não acabaria porque a maior partes do benfiquistas são esse maluco que dizes que não punha lá o dinheiro!

e o cardozo pode nao ser titular no mundial mas foi o segundo melhor marcador da europa (somando todos os jogos oficiais) atrás do messi e isso certamente que lhe dá bastante mercado.
david luiz é reconhecidamente um dos melhores centrais do mundo.
e a simples vendo do di maria chegava e sobrava pa equilibrar as contas.

acho tambem ridiculo continuares com essa conversa de que o benfica TINHA que ser campeao tentanto deixar subentendido que houve tramóia. noto que ainda estás relutante (es dos poucos) em afirmar com todas as letras que o benfica foi campeao porque foi muito melhor que os outros!

p.s. - essa do fundo do benfica nao ter corrido bem tambem nao sei onde foste buscar antonio.

António Lopes da Costa disse...

Anónimo,

Percebeste mal. Escrevi sem maldade. Sobre factos concretos. Do Benfica. Mas que também dizem respeito ao Sporting.
Em relação ao fundo, não resolveu o problema e fará com que o Benfica tenha obrigação de vender, também em virtude da antecipação das receitas, porque vai receber muito menos do valor total das vendas.
Assim sendo, só uma venda por 50 milhões poderia equilibrar as contas.