quinta-feira, 17 de junho de 2010

Os primeiros reforços do Sporting


O Sporting apresentou ontem os seus primeiros reforços para a nova temporada.
Maniche, de 32 anos, que foi campeão europeu no FC Porto de Mourinho, num tridente de meio-campo que também tinha Deco e Costinha, chegou a Alvalade por um ano com dois de opção.
Pessoalmente, sempre quis que Maniche viesse a ser jogadores do Sporting. Chega agora, no final da carreira, depois de uma temporada na exigente Bundesliga onde, pelo Colónia, fez 30 jogos.
Maniche vem juntar experiência a um meio-campo que Pedro Mendes já tinha equilibrado desde Janeiro. É um bom reforço.
Outro jogador apresentado foi Evaldo, lateral esquerdo brasileiro, titular indiscutível um Sporting de Braga que, surpreendentemente, lutou para ser campeão nacional. Vem para uma posição onde o Sporting só tinha Grimi, recuperado das lesões que, em épocas anteriores, o tornaram lento e irregular.
Evaldo, que conhece o futebol português, é, também, uma mais-valia que vai acrescentar qualidade à ala esquerda defensiva do Sporting.
O terceiro jogador que foi apresentado em Alvalade foi André Santos, que foi a revelação da época anterior por ter consolidado o meio-campo de uma União de Leiria que, vinda da Liga de Honra, fez uma época bastante boa.
André Santos tem margem de progressão, é do Sporting desde que nasceu e chega ao plantel principal depois de um trajecto na formação. É um jogador que precisa de ganhar alguma experiência, de arriscar menos no passe, mas que pode ser uma boa alternativa a Pedro Mendes.
Com estes três reforços, o Sporting 2010/11 começa a ser definido. Contudo, as indefinições que se mantêm prendem-se com as saídas. O Sporting ainda não se conseguiu desfazer de alguns jogadores que estão a mais, colocar os jovens que não vingaram para ganhar experiência e encontrar uma solução para os jogadores que, pela sua qualidade, merecem jogar noutro tipo de campeonatos.
De todo o modo, o Sporting que vai atacar a próxima época continuará terá um plantel mais competitivo e equilibrado, que terá de definir um onze-base na pré-época e de ter, no banco, alternativas que não tirem o equilíbrio à equipa. Essa será a tarefa de Paulo Sérgio, treinador que merece toda a confiança.
Não tenho a menor dúvida de que com esta estrutura de futebol, o Sporting vai voltar a ser, também no futebol, como os maiores da Europa.

Sem comentários: