segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Sócrates, o pior pesadelo.


Para que Sócrates sonhasse cinco anos, mais nenhum português pôde sonhar.
E Portugal com Sócrates é isso mesmo, um país sem sonhos.
Alguns portugueses ainda sonharam que Sócrates acordasse. Que antecipasse. Que governasse. Ainda sonharam tirar o sonho a Sócrates e devolvê-lo a casa de largos milhões de portugueses.
Infelizmente, foi só sonho. Tirámos a maioria absoluta a Sócrates, mas a concretização do sonho não foi alcançada. Acordámos demasiado cedo. A meio do sonho. E quando voltámos a tentar sonhar, já era tarde. O sonho tinha-se transformado em pesadelo.
Nesse pesadelo, Sócrates, principal protagonista, também entra. É, como todos os outros portugueses, um homem que também já não sonha. Está, porém, mais de encontro com a vontade dos portugueses: também já não quer ser Primeiro-Ministro.
Porquê? Porque sonhou demais. E acordou tarde. De repente, viu-se confrontado com uma maioria relativa, com um défice excessivo, com as condições económicas e sociais a degradarem-se.
Foi há um ano que ficou obrigado a negociar documentos tão importantes como o Orçamento do Estado. Mas Sócrates não gosta de negociar. Sempre fez o que lhe apeteceu fazer. E os portugueses que pagassem as suas fantasias.
Em cinco anos, Sócrates desgovernou, agravou a situação do país e agora, que se apela ao seu sentido de Estado, à sua responsabilidade, à sua capacidade para encontrar consensos numa situação extraordinária, não faz mais nada: ameaça que se vai embora. Porquê? Não é capaz de tirar o país do fundo do poço para onde nos levou.
Um ano depois das legislativas de 2009, podemos confirmar que Sócrates foi o pior pesadelo que os portugueses tiveram desde que a democracia chegou a Portugal.

2 comentários:

o cusco....... disse...

Sempre foi mau..Mas ninguém queria ver pois a pior cegueira é a do poder e todo o PS cerrou filas á volta de um homem “auto-fabricado” e escorraçado pelo PSD.
Não nos podemos NUNCA esquecer de que José Pinto de Sousa, o PM , foi do PSD e esteve na JSD.
Ele próprio se apelidou de uma fera dura de roer.
Arrogante, mal formado, vingativo, Sócrates deve ter jurado que um dia estaria no “top of the hill” e se iria rir de todos lá da JSD.
Seria aí e nesses tempos que PPC o conheceu e ficam tão amigos? Ao ponto de meter uma rosa vermelha na boca e dançar o tango? O da tanga mas sem ela, pois já nem tecido para uma temos já.
Como se pode pensar em confiar em alguém que já era público ser mentiroso, perigoso e vingativo? Em alguém que num documento de e do Estado, mente no Curso que tem e pior, depois o modifica, que apresenta um diploma de Técnico com uma data de dia santo, que assina projectos a amigos que não o podem fazer, mas que os fazem, que foge ao fisco mentindo o preço da sua própria casa num País em que se fazem barbaridades para extorquir dinheiro aos contribuintes….Como?
Pesadelo nosso, que com o dele podemos bem… Quem corre por gosto não cansa e aliás…depois de ir embora, á sua vidinha, vai MUITO melhor do que chegou. Ele, a mãezinha, os filhos do tio, o tio, o irmão do tio, o gordo, o musculoso, o magro e toda a família até há 7ª geração e nós……nós temos que pagar tudo isso de forma pornograficamente cara. Isso sim é um pesadelo que Cavaco tinha a obrigação de ter acabado há 3 anos!!!

António Lopes da Costa disse...

O fado que se canta, agora, é "ó tempo volta para trás"!
Há oportunidades que não se podem perder. E, há um ano, perdemos uma oportunidade histórica de virar uma página muito negra para a política, economia e sociedade portuguesas.

Um abraço