quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Uma alternativa chamada Paulo Portas


Um ano e um dia depois de ter alcançado um resultado histórico para o CDS, o líder da terceira força política mais votada deu uma excelente entrevista a Constança Cunha e Sá. O menos compreensível é que essa entrevista tenha sido dada, em directo, num canal por cabo, às onze da noite. Merecia mais, Paulo Portas.

Consistente nas suas ideias, fiel à linha que vem seguindo há já mais de dez anos, preparado, apontou caminhos alternativos, que vão de encontro às propostas que continuamente tem apresentado no Parlamento.

Mas Portas, além da sua consistência e preparação, demonstrou algo diferente de Sócrates e, até mesmo, do PSD. Portas assume a responsabilidade e mostra-se disponível para, desde já, ser parte de uma solução de governo para “regeneração nacional”.

Portas tem sido um deputado trabalhador, sabe o que é sentido de Estado, conhece o país (incluindo o país desertificado e esquecido) como poucos, é responsável e corajoso. As propostas que apresenta não são avulsas, está por dentro dos assuntos do país, não apresenta propostas sem, primeiro, se assegurar que serão consequentes e definitivas. Faz as contas.

Possivelmente, terá mais medo de Manuel Alegre do que deveria ter. Talvez o tempo lhe dê razão, não sei. De todo o modo, estou convencido de que, se tivesse o tempo de antena que merece, teria mais do que dez por cento. É que, olhando para o panorama político actual, Paulo Portas também já começa a merecer ser visto como alternativa séria para conduzir os destinos do país.

2 comentários:

João Santos disse...

Caro António:
tenho seguido os seus pensamentos, através dos seus posts. Vejamos qual a razão pela qual PP teve tantos votos: MFL não convenceu ninguém (nem a senhora que a pôs no mundo votaria nela e em alguma da tralha, que a ela que se colou). Foi o 'destrambelhamento'; o posso, quero e mando; o desrespeito pelo partido, seus estatutos e militantes, que fez tantos desinteressarem-se do resultado do PSD.

Não quer isto dizer que PP não tenha propostas, que eu subscrevo de bom grado. Por isso concordo com o que afirma.

Eu li o que escreveu, mas tb 'li' a mensagem subliminar...Agora uma maroteira para si: é para 'chatear' o Coelho? E aí o António tem autorização, ou, OU o António arrisca-se a deixar de ser 'afilhado' de MFL? É que os «cavaquistas» não podem ouvir falar de PP. será que votariam nele para chatear o Coelho?

Lol. É o melhor, que a «boa moeda» já nos aumentou os impostos....

António Lopes da Costa disse...

João António,

Sendo líder da terceira maior força política, Paulo Portas é uma alternativa. E poderá fazer parte de uma solução de Governo.
Os portugueses pensam que estamos no vazio. Parece que o PS já não quer governar. Mas o PSD ainda não quer assumir a responsabilidade. Portas quer.
Não é um texto para "chatear" o líder do PSD. Terá certamente ainda algum tempo para consolidar as suas ideias. Quando for altura para assumir funções governativas, terá de estar preparado.
Mas seria interessante, se houvesse o mesmo entusiasmo eleitoral que houve no Reino Unido, com o aparecimento de uma terceira força política, que quis também ser solução de governo.

Um abraço