sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Uma grande lição


Num ambiente maravilhoso para quem gosta de futebol, mas hostil do ponto de vista de quem treme num clima de fervoroso apoio à equipa da casa, o Porto foi a Istambul jogar contra o seu adversário directo na luta pelo primeiro lugar no grupo da Liga Europa.
E, além da dificuldade de jogar naquele ambiente contra uma forte equipa de turcos, o Porto foi manifestamente prejudicado pela arbitragem. E esse prejuízo passou por um golo mal anulado, por uma grande penalidade por assinalar, por duas expulsões.
Noutros tempos e noutras circunstâncias, poder-se-ia dizer que foi um roubo de Igreja.
Mas o Porto, ainda assim, foi muito melhor que o adversário, fez uma exibição digna de um grande clube europeu e ganhou esse jogo com folga e sem contestação.
No final do jogo, os jogadores do FC Porto, e sobretudo um incrível conhecido por Hulk, foram aplaudidos de pé por uma massa adepta de turcos completamente fanáticos pelo Besiktas.
Acho que tenho o dever de descomplicar e de falar simples e claro: o FC Porto deu, ontem, uma autêntica lição ao mundo e, sobretudo, ao mundo português. E é assim que os jogos devem ser decididos: com grandes treinadores e grandes artistas. Com o futebol a levar a melhor! Não foi só o Porto que venceu ontem. Nem foi o futebol português. Foi uma vitória categórica do futebol. Ponto.

Sem comentários: