quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A escolha em Oeiras

Se Oeiras é o que é, isso deve-se inteiramente ao PPD/PSD.

Mas, ao referir-me ao PPD/PSD, não falo de uma sigla, de um nome vazio que não é personalizável. Pelo contrário.

Falo dos militantes que, em conjunto com as estruturas locais, com enorme espírito de combate e de trabalho, de sacrifício e de empreendedorismo, transformaram um concelho nos arredores de Lisboa no melhor local para viver em Portugal.

Quando, após o período crítico da revolução, se pensou criar, em Oeiras, um concelho capaz de integrar todos os munícipes, dando-lhes qualidade de vida, segurança e emprego, num local que fosse capaz de instalar centros empresariais e académicos de grande qualidade, muitos terão sido os que não acreditaram.

Mas houve quem, durante trinta e cinco anos, tivesse acreditado, quem tivesse tornado o “querer” em “poder”. Oeiras acreditou, Oeiras pôde, Oeiras conseguiu. E isso deve-se aos social-democratas deste Concelho.

Quando recebemos alguém nas nossas ruas, podemos, com orgulho, mostrar-lhes o que podem, os social-democratas, fazer no poder local. Este é o grande exemplo, a melhor amostra, do que podemos fazer nós, social-democratas, no País.

Mas este orgulho transforma-se em responsabilidade. Trinta e cinco anos depois, os social-democratas estão divididos. E social-democratas somos todos, militantes e não militantes.

Com a criação da Concelhia de Oeiras, que surge na sequência de uma proposta de grande utilidade criada por um visionário social-democrata, estão criadas as condições de que Oeiras precisa para manter a esperança e a força de continuar na vanguarda das novas ideias e da modernidade.

A ideia central da criação da nossa Concelhia passa por unir, numa voz, duas secções. Mas vai mais longe, tendo, na pessoa do Ângelo Pereira, o objectivo ambicioso de unir, também, aqueles que se dividiram com o decorrer do tempo: os social-democratas filiados e os social-democratas que, por diversas razões, já não estão ou ainda não estão filiados.

Esta lógica de unir os social-democratas é de vital importância, não só para o futuro do Partido, mas sobretudo para o futuro de Oeiras.

Assim sendo, a decisão que os militantes vierem a tomar na próxima segunda-feira não é uma decisão qualquer. É absolutamente decisiva e os militantes, por fazerem parte de um Partido que se confunde com os tempos áureos da nossa Terra, são chamados a tomar uma decisão de enorme responsabilidade, porventura a mais decisiva, a mais importante, das últimas e das próximas décadas.

Nós, jovens, temos a nossa primeira grande responsabilidade nestas eleições. Numa altura de delicadas circunstâncias no nosso Concelho que, além dessas, ainda sofre as consequências económicas e financeiras de uma crise provocada pelos nossos adversários socialistas, cabe-nos a nós, jovens, estar à altura da nossa História.

A Lista B é composta de social-democratas com provas dadas na sua vida profissional, civil e política. O seu objectivo é unir. Unir, fortalecendo. E, mais fortes, estaremos preparados para os desafios que Oeiras tem pela frente.

Vamos estar à altura da nossa História e iremos decidir com grande responsabilidade.

Vamos continuar a transformar Oeiras.

Segunda-feira, votamos todos na Lista B.

Viva Oeiras, viva o PSD.

2 comentários:

Alexandre Poço disse...

Caro António,

mais um "confronto" e mais uma vez, em lados opostos. Revejo-me em quase tudo o que afirmas no texto, penso que o objectivo das duas listas é unir, e unir todos, independentemente se são ou não, actualmente, militantes. O que interessa é que se revejam na matriz social-democrata que tão bem, como referiste, fez a este nosso concelho. Como deves saber, faço parte da lista A e como tal, espero a vitória do Alexandre Luz e do Armando Soares.

Contudo, não poderia deixar de vir aqui dar te um cumprimento social democrático antes desta jornada decisiva para o nosso PSD de Oeiras.

Um abraço

António Lopes da Costa disse...

Bom dia Alexandre,

É verdade. Mas, para te dizer a verdade, não consegui ver, em parte nenhuma, a lista A.
Será árdua a tarefa do PSD. Mas será cumprida a partir do dia de amanhã.

Agradeço-te e retribuo o cumprimento social-democrata e democrático. Oxalá que as eleições decorram com participação elevada e sem sobressaltos.

Outro abraço para ti