sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Um novo passo


As rotinas fazem parte da vida. São como um ciclo que começa, acaba e recomeça ano após ano. Entre pequenas mudanças, da creche para a escola, da escola para o liceu, do liceu para a faculdade e da faculdade para o trabalho, de um trabalho para outro, a vida vai continuando, sempre presa a pequenas rotinas. E o melhor que podemos fazer é ir enganando as rotinas, fazendo pequenos ajustes, para podermos entrar motivados num novo ano.
Há um ano, entrava motivado no velhinho edifício da Faculdade de Direito. Era o último. Foi, talvez por isso, diferente. E foi, também por isso, aquele que me fez ter muito mais empenho, deixando-me as últimas recordações.
Chegar e perguntar qual era a sala. Saber que era na 123. Ir ao bar tomar café. Vir cá fora pôr a conversa em dia. Insultar aquelas longas quartas-feiras, junto de colegas e amigos. Falar no gabinete de Direito. Preparar casos. Apresentá-los aos meus colegas. Ler. Estudar até às 5 ou 6 da manhã. Andar às voltas na expectativa de ser chamado para fazer o exame oral. Subir e descer escadas daquele velho edifício que, por ter sido a minha segunda casa, era como se fosse meu, com um cheiro próprio.
Foi um passo, de um passado que passou.
Começa agora um novo futuro. Novo edifício, novas salas, novas pessoas, novas disciplinas, nova orientação, novas expectativas, a mesma motivação.
Ao mesmo tempo, e também num novo passo dessas duas etapas de crescimento, preparo um projecto próprio na vida e outro, também novo, na blogosfera. Ambos estão ainda em fase de estudo. Mas a motivação para os concretizar é idêntica à motivação de fazer e concluir o meu Mestrado.
Espero, daqui por um ano, estar a falar dos passos que dei. Porque nesta caminhada da vida, mesmo que devagar, devagarinho, o que interessa é caminhar em frente.

Sem comentários: