quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Simão


No princípio da semana foi publicada uma notícia que se referia a um eventual regresso do Simão Sabrosa ao Sporting.
Essa possibilidade foi centro de várias conversas até ao dia de hoje, sendo que não houve (até porque não tinha de haver) qualquer desmentido a esta notícia.
De qualquer modo, não tenho rigorosamente nada contra o Simão. É um jogador banal como sempre foi desde que chegou à Catalunha. O banco tirou-lhe a magia que deu, até então, ao meio-campo do Sporting. Estagnou, perdeu fulgor, tornou-se num bom batedor de livres. Nada mais.
Foi para o Benfica porque não havia outro clube que o quisesse, ou pudesse, contratar. Foi uma decisão sua. E admito que, na altura, não tenha tido alternativa.
Hoje, o Sporting tem extremos de categoria internacional. Tem, aliás, os melhores extremos da liga. Capel e Jeffren, além do prodigioso Carrillo, não deixam espaço para mais ninguém.
Independentemente da vontade de Simão, do seu clube e do seu empresário, se o Benfica não o quiser, então que volte a Portugal, para o Sporting...de Braga...como os outros.
É que, mesmo apesar de não ter saído do sentido do profissionalismo, os adeptos do Sporting mantêm bem vivos os cânticos entoados na Luz e em Madrid. Esses cânticos fazem parte de viagens memoráveis, de momentos indescritíveis, de um imenso e rigoroso sportinguismo.
Mesmo que seja para ficar no banco, para ser alternativa aos titulares indiscutíveis, mesmo que rode apenas nos jogos mais fraquinhos para gerir os castigos e as lesões, Simão não tem, não tem mesmo, condições para voltar a vir a ser jogador do clube que o formou e que recebeu alguns milhões em troca do seu passe. Porque a história de ligação ao Sporting, para o bem, para o mal, para sempre, acabou aí.
Está enganado quem pensa o contrário. E oxalá que, se houver quem pensa o contrário, essa pessoa não faça nenhuma estupidez...
Porque, apesar de ser um profissional com boa educação, como demonstra a imagem, a palavra de Simão não vale um tostão.

4 comentários:

maria disse...

Espero que a notícia seja falsa...o Sporting não precisa de gente desta "categoria".

Bjs :)

Anónimo disse...

embora se perceba a tua tentativa de mostrar indiferença pelo simao, so se consegues ler o contrario nas tuas palavras.

obviamente ja nao é novo e ja esta longe do melhor simao, mas dizeres que é um jogador banal acho errado. muito errado mesmo. olhando para os numeros deles na selecção e no benfica (melhores anos da carreira dele em termos de forma), gostava de ver se os teus melhores extremos da liga chegam perto desses numeros.
em futebol com penso que sabes bem nao conta apenas o talento, conta tambem, e muito, a regularidade!

se capel e jeffren e carrillo chegarem é pq sao mesmo bons, mas lembra te que os numeros raramente mentem e na altura nao ao confirmares o valor deles nao podes banalizar o simao.

acredita que percebo o sentimento que passas, ele traiu o sporting. foi para o maior rival. mas isso nao lhe tira o valor que voces insistem em tirar.
quer queiras, quer nao, simao foi dos melhores jogadores que passaram por portugal na ultima decada!


e em relaçao a teres os melhores extremos da liga, so te faço uma pergunta: bruno cesar, nolito, gaitan, hulk e james nao sao extremos?
eq o capel eu ainda percebo que te entusiasme pq tb a mim me entusiasma e nao sou lagarto. joga os jogos todos sempre a dar tudo e tem sem duvida muito para dar!
mas agora o jeffren? quantos minutos ja fez? tb o miccoli era do crl mas nao jogava devido a lesoes meu amigo. ja te disse que regularidade conta muito.
o carrillo promete mesmo muito, vamos la ver mas tem entusiasmado.

embora te deva doer - pq agora como o sporting está melhor tu exageras logo e os teus jogadores sao logo os melhores - digo te que o unico jogador da tua equipa que tinha lugar de caras no onze titular do benfica era o elias. e o capel tambem talvez va... pa de resto compara-os 1 a 1 e abre os olhos sff.

tens que ser mais comedido e nao te deixar embebedar pela euforia que se vive actualmente.

moijeeu disse...

Para este anónimo aqui de cima e para muitos benfiquistas que eu conheço, só tenho uma coisa a dizer:
"Tenham medo...tenham muito medo"
Ass: Leoa Ferrenha que está a adorar o facto de o Sporting já não estar no fundo do poço e isso deixar os demais com os nervos á flôr da pele.

António Lopes da Costa disse...

Cara Maria, faço minhas as suas palavras.

Caro anónimo, o Simão é um jogador como os outros. Reitero aquilo que disse. Temos, no Sporting, extremos melhores. São, na minha opinião e no seu conjunto, os melhores da liga. E, assim sendo, não precisamos de mais um jogador banal.
O que escrevi foi para consumo interno. E não compreendo o seu comentário.
Não quis dizer que o Simão era indiferente, nem que era importante, nem nada disso. O que eu disse é que teve uma história, uma carreira e um trajecto que inviabiliza o seu regresso.
Porque, se regressar a Portugal, deverá fazê-lo para o Benfica ou para o Braga.
Além disso, houve grandes momentos de sportinguismo num contexto em que Simão jogava no Benfica e no Atlético da Madrid. E, com franqueza, até me referia mais à viagem histórica a Madrid, que encheram a principal praça da capital espanhola. Foi, segundo se escreveu na imprensa, a vez que um clube estrangeiro levou mais adeptos ao Vicente Calderon. Eu estive lá. O Simão não jogou, mas pôde-se ouvir, pelas praças de Madrid, vários cânticos contra esse adversário. Há registos disso na internet.
Quanto ao resto, nunca aqui escrevi que somos muito melhores que os rivais. As contas serão feitas no fim. Disse que, apesar dos roubos de Igreja a que vamos sendo habituados (como o do último jogo que fizemos na liga), queremos ser primeiros no fim.
É uma ambição legítima.

Cara Leoa Assanhada,
Não sei, se é para terem medo. Mas, pelos vistos, já o têm...

Beijinhos e abraços